Resultados do Enem poderão ser usados como critério de seleção para primeiro emprego

Resultados do Enem poderão ser usados como critério de seleção para primeiro emprego

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:32

No ano em que comemora 10 anos de criação, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) traz uma novidade. Até o fim do primeiro semestre, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pretende disponibilizar uma plataforma virtual com os dados de desempenho dos participantes do exame. A ferramenta - chamada de Mundo Trabalho - poderá ser utilizada por empresas para seleção de candidatos para estágio ou primeiro emprego.

A novidade foi anunciada pelo diretor de avaliação da educação básica do Ministério da Educação (MEC), Amaury Gremaud, em entrevista à Agência Brasil. Só farão parte do banco de dados os participantes que autorizarem a divulgação de informações no questionário socioeconômico que é preenchido durante a inscrição para o exame.

"Guardadas as devidas proporções, será algo semelhante à Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) [que disponibiliza os currículos acadêmicos de pesquisadores]. Estamos em processo de homologação e aprovação", afirmou Gremaud.

A ferramenta será uma espécie de currículo online contendo a radiografia do desempenho do aluno no Enem, além de dados socioeconômicos e outras informações que o inscrito queira disponibilizar.

"Começaremos já com a divulgação dos resultados dos participantes de 2007", apontou Gremaud. O acesso ao sistema será limitado às empresas interessadas. "Não seria aberto para qualquer um, as empresas teriam uma senha", explicou.

De acordo com o diretor-geral do Enem, Dorivan Ferreira Gomes, algumas empresas já utilizam informalmente os resultados do Enem para selecionar candidatos ou conceder bolsas de estudo. "Agora nós vamos formalizar isso", afirmou.

As inscrições para a edição 2008 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam em 5 de maio e vão até o dia 30 do mesmo mês. As provas serão aplicadas em 31 de agosto em cerca de 1,4 mil municípios. De acordo com o diretor-geral do Enem, a expectativa é que participem dessa edição pelo menos 3 milhões de estudantes.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições