Reunião pode definir a redução de vagas na USP Leste

Reunião pode definir a redução de vagas na USP Leste

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:48

A Comissão de Graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) vai discutir nesta quinta-feira (7) a possibilidade da redução de 330 vagas oferecidas pela USP Leste nos seus cursos de graduação. A reunião que seria a portas fechadas será realizado no auditório principal do campus e poderá contar com a presença dos estudantes.

Um relatório elaborado por um grupo de trabalho que cuida de revisão e remanejamento de vagas concluiu que a USP Leste deveria fechar 330 das 1.050 vagas oferecidas no vestibular, e que o curso de obstetrícia (o único no país) deveria se fundir com o de enfermagem.

A maior mudança entre os cursos da EACH ocorreria em Obstetrícia: o relatório propõe uma fusão institucional com Enfermagem. A redução de vagas se daria da seguinte forma:

- 80 vagas em Licenciatura de Ciências da Natureza;

- 40 vagas em Gestão Ambiental;

- 30 vagas em Ciências da Atividade Física;

- 30 vagas em Sistema de Informação;

- 20 vagas em Gestão de Políticas Públicas;

- 20 vagas em Lazer e Turismo;

- 20 vagas em Marketing;

- 20 vagas em Têxtil e Moda

- 10 vagas em Gerontologia

Desde a divulgação do estudo, estudantes do curso de obstetrícia promovem uma série de protestos contra o fechamento das vagas e a fusão com enfermagem.

Nesta segunda-feira (4), o diretor da EACH-USP, Jorge Boueri, garantiu em uma reunião com deputados estaduais a manutenção das 1.020 vagas da unidade e promoteu lutar pela permanência do curso de obstetrícia. Os formandos neste curso precisam de um certificado do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para exercer a profissão. O Cofen, por sua vez, não reconhece a formação dos egressos de obstetrícia.

O resultado da reunião será encaminhado à Congregação da USP Leste que, por sua vez, deverá passar as decisões para o Conselho de Graduação da USP. Este sim poderá colocar em prática o que ficou definido.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições