Rio de Janeiro não aderiu ao boicote proposto pela UNE a exame nacional do ensino superior

Rio de Janeiro não aderiu ao boicote proposto pela UNE a exame nacional do ensino superior

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

O boicote proposto pela União Nacional dos Estudantes (UNE) ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), cujas provas foram aplicadas no domingo, 9 de novembro, não funcionou no Rio de Janeiro.

Os estudantes de faculdades públicas e privadas compareceram em peso aos locais das provas. Segundo a assessoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), organizador do exame, na primeira hora da prova, ''pouquíssimas pessoas'' apenas assinaram o nome e entregaram a prova em branco. Essa tinha sido a orientação da UNE.

A reportagem da Agência Brasil percorreu vários locais de provas na capital fluminense e apenas em alguns colégios da zona sul havia representantes da UNE panfletando a favor do boicote ao Enade.

''Apesar dos avanços na implantação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior [Sinaes], a política de avaliação do Ministério da Educação ainda é insuficiente, por isso, pelo segundo ano consecutivo, pregamos que o estudante apenas assine e entregue a prova em branco, pois desta forma, ele não sofrerá punição e seu diploma não ficará retido'', explicou o membro do diretório estudantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Amílcar de Souza, que foi a um dos colégios panfletar.

Ele admitiu, porém, que a mobilização para o boicote no Rio não apresentou os resultados esperados. Para Rodrigo da Silva Vasco Pereira, de 22 anos, que cursa Engenharia Elétrica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o boicote ao exame não tem consistência e, por isso, ele não aderiu.

“Mesmo sendo obrigatório, já que, se não fizer o exame o diploma fica retido, acho que o Enade é importante porque faz o nivelamento das faculdades. Também acho que os professores se esforçam em dar um bom curso e isso a gente tem que valorizar”, disse o estudante que fez a prova do exame nacional.

No Rio, as provas foram realizadas em 33 dos 92 municípios, com 60.792 estudantes inscritos. O Ministério está avaliando 24.842 cursos de graduação de 2.367 instituições de ensino superior no estado.

Sugestão de Imagem: http://www.sxc.hu/pic/m/a/ar/arroclint/492545_multiple_choice.jpg

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições