"Robôs em sala de aula aumentam motivação dos alunos", diz educadora

"Robôs em sala de aula aumentam motivação dos alunos", diz educadora

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:42

Os robôs, dispositivos que executam ações próprias dos seres humanos, aumentam a motivação dos alunos para aprender conteúdos curriculares. Eles também podem ajudar a enxergar melhor conceitos abstratos de, por exemplo, física e matemática. É o que defende Silvana Zilli, especialista em tecnologia educacional na Brink Mobil, do Paraná. Na quinta-feira (19), ela faz palestra ás 18h30 no evento 18º Educar.

? medio modulos left> Robótica nas escolas Veja como a robótica foi implantada em Escola do Amanhã no Rio de Janeiro

Há duas maneiras de se trabalhar a robótica na escola. A primeira é usá-la para apoiar o aprendizado de disciplinas como ciência e matemática. A segunda é, além da primeira, trabalhar também a tecnologia em si, agregando conteúdos extracurriculares à atividade.

Ambas as possibilidades “incentivam o trabalho em equipe e o raciocínio lógico”, diz Silvana. É importante que o uso da tecnologia seja acompanhado de questionamentos do tipo “quais os benefícios e os malefícios que as máquinas trazem ao homem” ou “como as máquinas podem ajudar resolver problemas atuais”.

“Mesmo escolas públicas, com pouco recursos, podem usar a robótica”, explica Silvana, que participou da implantação de um projeto nas Escolas do Amanhã, próximas a comunidades carentes do Rio. Segundo ela, os alunos se mostraram responsáveis no uso dos aparelhos e se empolgaram com as atividades. “Notamos uma melhora no desempenho escolar deles”, diz.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições