MENU

Robson Careca realiza palestra na USP sobre esporte adaptado

Robson Careca realiza palestra na USP sobre esporte adaptado

Atualizado: Quinta-feira, 19 Junho de 2008 as 12

Em meio a pessoas que se sentem desmotivadas para enfrentar situações difíceis, eis um homem que surge para provar que com força de vontade e amor é possível dar a volta por cima e vencer qualquer obstáculo. Esse é Robson Jerônimo de Souza, surfista profissional de 38 anos, que devido a um acidente de carro, ocorrido há dez anos, ficou paraplégico, mas não abandonou uma de suas maiores paixões, o esporte. Atualmente, o atleta é admirado pelos seus projetos voltados para portadores de necessidades especiais e por ministrar palestras pelo País.

No último dia 10 de junho, Careca, como é conhecido, realizou mais uma palestra durante o curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios, promovido pela USP (Universidade de São Paulo) e Ibrasurf (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf). O atleta apresentou sua ONG Surf Especial e o projeto Mão na Borda, que tem como objetivo promover a inclusão social dos portadores de necessidades especiais ao mundo do esporte e aproximá-los ao contato com a natureza e o mar.

''Procurei mostrar a importância dos esportes adaptados na reabilitação e ainda sensibilizar empresários do setor, atletas e educadores físicos para apoiarem essa causa e investirem na inclusão social'', explica Robson.

Além do Mão na Borda, Careca possui o projeto Clube de Surf, que oferece aulas de surf e remadas adaptadas à diversos portadores de necessidades especiais, na Praia da Baleia, em São Sebastião (SP). Atualmente, o clube conta com grupos de atletas masculino, feminino e infantil, que recebem o acompanhamento de monitores, professores, instrutores e voluntários.

Segundo Robson, ''esportes como o surf geram qualidade de vida, e desenvolvem o espírito de companheirismo e união. Além disso, proporcionam um benefício indescritível que influencia no equilíbrio emocional e físico, já que trabalham a força muscular e cardio-respiratória de cada um'', afirma.

Durante a palestra, Careca ainda abordou temas voltados para ética, responsabilidade social e ambiental. Assuntos como a importância da conscientização ao meio ambiente, e cuidados com a natureza como a poluição dos mares, florestas e rios também foram discutidos.

A palestra foi um verdadeiro sucesso, sendo muito elogiada por empresários e o público em geral. Robson Careca sensibilizou a todos com sua batalha e trajetória, e ainda ressaltou a importância de todos lutarem pela concretização de sonhos e metas pessoais.

Mudança

O surfista sofreu um acidente de carro no dia 10 de outubro de 1998, quando retornava de Itamambuca, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. Numa curva, o veículo colidiu de frente com um outro automóvel. Robson que estava no banco traseiro foi arremessado contra o pára-brisa. Ele bateu a cabeça e teve uma fratura alta na cervical C6 e C7, provocando uma tetraplegia traumática.

O surfista permaneceu por três anos afastado do mar. Quando decidiu se dedicar novamente ao surf, Careca não investiu apenas no esporte. Hoje, ele também pratica remada oceânica em prancha, natação, rapel, frescobol e bóia cross. Em toda atividade, o atleta recebe acompanhamento de profissionais capacitados.

Para obter mais informações sobre o trabalho do atleta basta acessar o site: www.surfespecial.com.br .

veja também