MENU

Saresp será principal foco das ações escolares no segundo semestre

Saresp será principal foco das ações escolares no segundo semestre

Atualizado: Quinta-feira, 2 Julho de 2009 as 12

Terminou, nesta terça-feira, 30 de junho, a série de discussões sobre o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar), promovido para cerca de 850 PCOPs (professores coordenadores de oficinas pedagógicas) e supervisores das 91 Diretorias de Ensino do Estado. O evento durou dois dias e contou com a presença do secretário Paulo Renato Souza.

O encontro irá basear as ações que as 5.300 escolas estaduais devem desenvolver para executarem o Dia do Saresp que tem como objetivo discutir melhorias a serem alcançadas por meio desta avaliação estadual.   

Para subsidiar o debate e a análise de dados, a pasta desenvolveu uma série de publicações especiais sobre a avaliação estadual que também teve os seus resultados de 2008 apresentados e analisados durante o evento.

A avaliação será o principal enfoque dos educadores da rede estadual para o segundo semestre. No encerramento do encontro o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza, enalteceu a importância da realização de exames educacionais nacionais e internacionais.

"Avaliações são instrumentos importantes para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais. São Paulo é pioneiro na articulação que envolve currículo pedagógico, avaliações e índices", afirma Paulo Renato.

O secretário destacou ainda a importância dos índices obtidos com a realização de sistemas como o Saresp. "Os índices do Saresp são uma importante referência para as escolas saberem como estão, onde querem chegar e o que devem fazer para alcançarem seus objetivos", disse.

O que é

O Saresp é aplicado aos alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Para as unidades que já implantaram o regime de nove anos no Ensino Fundamental, o exame é destinado aos matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos.

Este ano a s provas acontecem entre os dias 10 e 12 de novembro. O resultado da avaliação tem implicação direta no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo), utilizado para calcular o bônus pago aos professores da rede .

As disciplinas avaliadas no Saresp 2009 são língua portuguesa, matemática e ciências humanas. Só na rede estadual, o Saresp deve atingir cerca de 2 milhões de alunos em 5.300 escolas.

veja também