Segunda chamada do Fies será divulgada neste dia 12/01

Segunda chamada do Fies será divulgada neste dia 12/01

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

O Ministério da Educação divulgará nesta segunda-feira, 12 de janeiro, às 10h, a segunda chamada dos alunos pré-aprovados para o Programa de Financiamento Estudantil (Fies). No mesmo dia começa a contar o prazo para apresentação das informações relacionadas na ficha de inscrição, o que deve ser feito nas instituições onde os candidatos ao financiamento estudam. Esse prazo vai até sexta-feira, 16 de janeiro. Já para os pré-aprovados na primeira chamada, o período de comprovação de dados nas instituições termina nesta sexta-feira, 9.

Além de apresentar às instituições onde estudam os documentos que asseguram a obtenção do financiamento das mensalidades, os alunos também precisam ir a uma agência da Caixa Econômica Federal, até dia 23/01, para contratar o empréstimo. A Secretaria de Educação Superior (Sesu) lembra que o aluno só deve ir à Caixa depois de obter o documento de aprovação do financiamento na faculdade onde estuda.

Foram pré-selecionados 50 mil estudantes entre os cerca de 60 mil que se inscreveram para o Fies no segundo semestre do ano passado. Trabalham com o Fies, 999 instituições mantenedoras de faculdades que oferecem cursos em 1.969 campi universitários.

Programa do Ministério da Educação, o Fies é operacionalizado pela Caixa, que financia de 50% a 75% das mensalidades. Para os bolsistas parciais (bolsa com 50% da mensalidade) do Programa Universidade para Todos (ProUni), o financiamento é de 100% do restante da mensalidade. O Fies adota duas taxas de juros anuais, fixas: 3,5% ao ano para alunos dos cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e tecnológicos (integrantes do catálogo de cursos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Setec); e taxa de 6,5% ao ano para os demais cursos.

Desde sua criação, no segundo semestre de 1999, o Fies já atendeu 506 mil universitários. A página do Fies traz os detalhes do programa e um roteiro sobre as dúvidas mais freqüentes.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições