MENU

Seleção do Enem registra quase 800 mil inscritos

Seleção do Enem registra quase 800 mil inscritos

Atualizado: Sexta-feira, 5 Fevereiro de 2010 as 12

Mais de 793 mil alunos se inscreveram na primeira fase do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Sisu é o sistema implantado pelo Ministério da Educação para que estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possam concorrer a uma das vagas oferecidas por universidades e institutos que adotaram a prova como fase única de seleção.

As inscrições da primeira fase foram encerradas quarta-feira, dia 3, e o resultado será divulgado hoje, dia 5, pelo site do sistema.

Das instituições de ensino participantes, 23 são universidades e 26 são instituições federais de educação profissional que ofereceram mais de 47 mil vagas em cursos superiores. Além destas, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) que não são federais também participam da seleção.

A Universidade Federal de Mato Grosso foi a instituição que recebeu o maior número de pedidos de inscrição, foram mais de 56 mil. Em seguida, a Universidade Rural do Rio de Janeiro com 48.347 inscrições e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná com 46.278.

Os cursos mais procurados em todo o país foram o de ciência e tecnologia da Universidade Federal do ABC, com 16,2 mil inscritos, o de administração, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia com 8,3 mil candidatos e o curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com 6,3 mil.

Os estados com maior número de candidatos foram São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, respectivamente.

Os candidatos classificados devem fazer a matrícula nas universidades para a qual foram classificados do dia 8 ao dia 12 de fevereiro.

Candidatos não selecionados na primeira etapa poderão se inscrever novamente e concorrer às vagas não ocupadas. As inscrições para a segunda etapa vão de 15 a 20 deste mês.

veja também