MENU

Semana de Alimentação envolve cinco milhões de alunos da rede estadual

Semana de Alimentação envolve cinco milhões de alunos da rede estadual

Atualizado: Quarta-feira, 20 Maio de 2009 as 12

Começou nesta segunda-feira, 18 de maio, a 3ª edição da Semana da Alimentação Saudável nas 5.300 escolas da rede estadual de ensino. Durante os cinco dias, a comunidade escolar discute e vivencia experiências que podem agregar valores à alimentação de cerca de 5 milhões estudantes de todo o Estado.

Sob o tema "Atitudes Sustentáveis no Programa de Alimentação Escolar", a edição deste ano tem por objetivo difundir a importância de incorporar a alimentação de qualidade no dia-a-dia. Os especialistas em nutrição do Departamento de Nutrição Escolar (DSE), órgão da Secretaria de Estado da Educação, desenvolveram uma série de materiais de apoio. São folhetos explicativos e apostilas que abordam atitudes sustentáveis no programa de alimentação escolar, como evitar o desperdício de alimentos, reciclagem de embalagens, separação de lixo, por exemplo. Além disso, durante a semana comemorativa, as escolas podem desenvolver, em diversas disciplinas, atividades de compreensão de embalagens e rótulos, conservação adequada de alimentos. Os estudantes podem ainda visitar a cozinha e o estoque das escolas para conhecerem melhor os alimentos usados no preparo da merenda. Todas as sugestões, orientações e materiais estão disponíveis no site da Secretaria www.educacao.sp.gov.br .

Programa Merenda Escolar

Em 2008, a Secretaria inovou mais uma vez com o lançamento do Programa Merenda Escolar. O cardápio foi totalmente remodelado, e agora são servidos, aos cerca de 3 milhões de alunos do Ensino Fundamental, pratos elaborados com alimentos sem gordura trans e baixa concentração de sal. A qualidade é atestada periodicamente por meio de laudos de institutos renomados como o Adolfo Lutz e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O cuidado com o preparo dos alimentos é total: da escolha dos fornecedores às condições de higiene e preparo das receitas.

"A merenda servida aos alunos da rede estadual é reconhecida como modelo no Brasil", afirma o diretor do DSE, Orlando Gerola.

Aspectos que serão abordados

Reciclagem de material: embalagens primária e secundária. Ex. caixas de papelão, latas, pacotes plásticos; Utilização das embalagens primárias e secundárias em atividades pedagógicas. Ex. aula de artes, entre outras; Como evitar o desperdício de alimentos; Tratamento de Lixo orgânico; Outros temas sobre o assunto que a escola apresentar

veja também