Senado quer ouvir UnB sobre 'perseguição ideológica'

Senado quer ouvir UnB sobre 'perseguição ideológica'

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:35

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira requerimento do líder do DEM, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), convidando para depor o reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo Sousa, o sociólogo Demétrio Magnoli, a procuradora de Justiça do Distrito Federal, Roberta Kaufmann, e professores da universidade para falar sobre o que ele chama de "perseguição ideológica" contra profissionais.     Demóstenes respalda sua iniciativa em reportagem da revista Veja que mostra o "cerco" da direção e de professores da esquerda contra colegas de posição política diferente e "em que a doutrinação substituiu as atividades acadêmicas essenciais". A revista ouviu acadêmicos e juristas que foram vaiados na UnB por não apoiarem o sistema de cotas raciais na distribuição de vagas da universidade.

No início da tarde, em discurso na tribuna, o senador tachou de "preocupante" o fato de a universidade adotar uma posição ideológica". Segundo ele, a UnB vive o processo típico de uma instituição que se tornou "um aparelho em prol de uma causa". "Não pode haver causa numa universidade, a não ser a do desenvolvimento intelectual, da pesquisa, da valorização do bom professor e aluno", alegou o senador.

O líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), apoiou a votação do requerimento hoje, dia em que foi apresentado, e não na próxima reunião, como ocorre quando não há acordo entre governo e oposição.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições