Série aborda a alfabetização de crianças de até três anos

Série aborda a alfabetização de crianças de até três anos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Educação de crianças em creches é o tema do programa Salto para o Futuro desta semana, na TV Escola. A série, que vai ao ar a partir desta segunda-feira, 26, aborda a alfabetização de meninos e meninas de até três anos no contexto da creche, apresentando o quadro atual na área de educação infantil.

Estudos revelam que o momento de inserção da criança na cultura é muito importante para seu desenvolvimento. Ao mostrar que as creches são instrumentos sociais criados com o objetivo de formar a educação e promover o desenvolvimento da criança, a série pretende esclarecer quem é e o que pode aprender uma criança de até três anos.

Na segunda-feira, 26, o episódio História e concepções do atendimento em creches fala sobre as mudanças que ocorreram na educação infantil, em grande parte pela exigência dos pais, pois crianças nessa fase passam por muitas transformações.

Apesar da falta de pesquisas e estudos que estabelecem a programação curricular das creches, Desenvolvimento da criança de zero a três anos, que será exibido na terça-feira, 27, destaca quais devem ser as atividades e as orientações para meninos e meninas dessa idade.

Orientações curriculares e propostas pedagógicas vai ao ar na quarta-feira, 28. Promove a reflexão sobre qual o perfil e quais as competências que os educadores precisam desenvolver para atender melhor as necessidades de crianças de até três anos. Também pretende orientar os conteúdos que devem ser oferecidos nas instituições escolares. O programa tem o formato de revista eletrônica, interativa, com enquetes e entrevistas.

Três convidados especialistas em educação infantil vão dar entrevistas no episódio Outros olhares sobre educação de crianças em creches, na quinta-feira, 29. Para terminar a semana, será apresentado na sexta-feira, 30, um debate ao vivo sobre a evolução e como é a educação de crianças em creches atualmente.

Os programas serão exibidos às 10 horas, com reprises às 8 e às 15 horas. A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e no Portal do MEC. Seu sinal está disponível também nas tevês por assinatura DirecTV (canal 237), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições