Sesi Vila Leopoldina promove oficina Livro Clip

Sesi Vila Leopoldina promove oficina Livro Clip

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:29

Curso será oferecido no Centro Cultural da unidade e tem o objetivo de oferecer acesso a uma solução multimídia gratuita que visa contribuir para a melhoria da qualidade da aprendizagem por meio do incentivo à leitura. As vagas são limitadas e a participação é gratuita.

Entre 8 e 11 de setembro, das 17h30 às 21h30, o SESI Vila Leopoldina oferecerá a oficina intitulada LivroClip - O livro animado na sala de aula. A entrada é franca, mas é necessário fazer inscrição prévia, pois as vagas são limitadas.

A oficina, ministrada pelo jornalista Luiz Chinan, é destinada a professores do Ensino Médio das redes pública e privada de ensino e a bibliotecários. Durante as aulas, os alunos terão a oportunidade de conhecer esta iniciativa da Ong Canal do Livro, que transforma obras literárias em ferramentas educativas. Em outras palavras, trata-se de uma solução gratuita e interativa para incentivo à leitura e apoio ao professor na internet e na sala de aula. O site www.livroclip.com.br está no ar desde abril do ano passado e já possui um acervo de mais de 100 animações e três mil cadastrados.

Sobre o palestrante

O jornalista Luiz Chinan é consultor de comunicação, sociodiretor da Retoque Comunicação e fundador do Canal do Livro. Realizou consultoria editorial para o jornal Zero Hora, do grupo RBS, e para a revista Época, da editora Globo. Ele foi, também, professor de Jornalismo Informativo, da Faculdade de Comunicação Social da Cásper Líbero. Ganhou dois prêmios nacionais da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) na área de publicações editoriais. Atualmente, é professor de veículos empresariais da Aberje.

Saiba mais sobre a ferramenta

O LivroClip foi selecionado entre as cinco melhores iniciativas do Módulo 1, do Programa de Ação Cultural (PAC) n. 7, do Governo do Estado de São Paulo pelo projeto Animadas Letras Paulistas. Promovido pela secretaria de Cultura, o concurso apoia ações de difusão da literatura. O apoio conquistado está sendo investido na produção de oito LivroClips sobre obras de oito escritores paulistas: Álvares de Azevedo, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Monteiro Lobato, Menotti del Picchia, Raduan Nassar, Haroldo de Campos e Hilda Hilst.

A iniciativa também foi escolhida pelo Ministério da Cultura para integrar o Banco Mundial de Recursos Multimídia. O objetivo da ação é contribuir para a melhoria da qualidade da aprendizagem, colocando à disposição do aluno uma grande coleção do que há de melhor em recursos multimídia. Todos os materiais publicados neste banco estarão disponíveis para visualização e download gratuitos. A iniciativa se integra, ainda, às políticas da Rede Latinoamericana de Portais Educacionais (Relpe) e à Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Na grade da programação do site LivroClip há, de segunda-feira a quinta-feira, o Cesta Básica, que disponibiliza gratuitamente para visualização e download trailers de obras clássicas apoiadas em textos do site Domínio Público. Já o Livros da Semana, veiculado de sexta-feira a domingo, traz cinco publicações de literatura contemporânea por meio de uma apresentação dinâmica e interativa realizada por Clipistina, a primeira apresentadora virtual do mundo literário brasileiro.

Programação:

- Aula 1 (8/09)

Apresentação dos alunos e breve exposição de seus objetivos e expectativas.

Exibição de LivroClips.

Proposição de debate: como utilizar as ferramentas multimídias em sala de aula.

- Aula 2 (9/09)

Aula expositiva: Panorama da leitura no Brasil.

Proposição de reflexão: como estimular os jovens à leitura.

Exercício: criar um projeto de blog.

- Aula 3 (10/09)

Aula expositiva: Como elaborar um roteiro de LivroClip.

Exercício: criar roteiro e produzir LivroClip a partir de programas como o Power Point.

- Aula 4 (11/09)

Exposição final.

Avaliação de atividade, análise de trabalhos, discussão em grupo e entrega da bibliografia.

Exibição dos LivrosClips realizados durante a oficina.

Serviço:

Oficina LivroClip - O livro animado na sala de aula

Local: Centro Cultural SESI Vila Leopoldina - Rua Carlos Weber, 835 - Vila Leopoldina

Datas e horários: de 8 a 11 de setembro de 2009, das 17h30 às 21h30.

Vagas: 20 participantes.

Entrada: Franca

Reservas antecipadas pelos telefones: (11) 3834-5523 / 3832-1066 ramal 1180

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições