Simpósio reúne alunos do Ensino Médio na FAAP

Simpósio reúne alunos do Ensino Médio na FAAP

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

A poucos passos de decidir o futuro profissional e ingressar na faculdade, os alunos do Ensino Médio têm na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) uma nova oportunidade de avaliar sua decisão. A 2.ª edição do Simpósio de Engenharia  & Computação oferecerá uma tarde de atividades para jovens que pensam em ingressar nas carreiras ligadas tanto à  engenharia quanto à tecnologia. Palestras, visitas à feira e oficinas integram a programação. A expectativa é receber cerca de 400 estudantes.

O objetivo do evento é auxiliar os jovens em um dos momentos mais importantes de sua vida, a escolha da profissão, conforme explica o Prof. Francisco Paletta, diretor das Faculdades de Engenharia e de Computação e Informática da FAAP. “Para que essa decisão seja acertada, será preciso levar em conta os gostos, ambições e projetos de vida destes estudantes, além é claro da análise das profissões com base em algum conhecimento teórico e, se possível, prático”, comenta.

O professor Paletta dará as boas-vindas ao grupo ministrando uma palestra sobre “Empregabilidade: Talento na Área de Tecnologia”, na qual discutirá o mercado de trabalho e as oportunidades no setor. A programação continua com uma visita monitorada à “Feira de Tecnologia e Engenharia”. Em seguida, os alunos participarão das oficinas que serão ministradas pelos professores das Faculdades de Engenharia e Computação e Informática.

Mão na massa

Ao todo serão 11 oficinas, divididas por setores, oferecidas aos futuros vestibulandos, nas quais eles poderão experimentar a atividade prática da profissão. Na Engenharia Civil, por exemplo, haverá aulas de “Ensaio e Resistência em Aço Concreto para Construção Civil”, e “Medição da Topografia de um Terreno usando o Google Earth”. 

Na Engenharia Elétrica, também serão ministradas duas oficinas: “Hackers: O Desafio da Segurança na Internet” e “Bioengenharia: Médico ou Engenheiro?”.

“Aerodinâmica e Propulsão a Jato: Construindo um Projeto com Materiais Recicláveis” e “ Construindo o Protótipo de Um Veículo: Princípios Básicos” são as oficinas da Engenharia Mecânica.

A Engenharia Química, por sua vez, ministrará aulas sobre “Cosméticos: Aprenda a Fazer Sabonete Líquido” e “Biocombustível: Produzindo Biodiesel a partir de Óleo Vegetal Usado”.

Na área de Informática e Tecnologia, serão oferecidas três oficinas: “Produção de Games”, “Home Vídeo: Criando Vídeos para a Internet” e “Beer Game: O Desafio de Gerenciar uma Fábrica de Cervejas”.  

“Com as oficinas, o jovem terá contato com um profissional da área. Além disso, promoveremos diálogos que reduzam ou eliminem dúvidas e inseguranças com relação às áreas que os estudantes pretendem seguir carreira”, acrescenta o professor Paletta.

Exposição: Criatividade e Empreendedorismo

A “Feira de Tecnologia e Engenharia” acontecerá nos dia 28 e 29 de outubro reunindo cerca de 40 trabalhos projetados por alunos das faculdades de Engenharia e de Computação e Informática. Mais de 200 alunos estarão envolvidos no evento, cujo objetivo é preparar os futuros profissionais para o mercado de trabalho e fazê-los pôr em prática tudo que é apreendido em sala de aula.

Robôs, iluminação por garrafa pet, energia solar, agregado de concreto, produção de biodiesel, compactador de lixo, cadeira de rodas automatizadas e veículos de maratona de energia são apenas alguns dos projetos que poderão ser vistos por quem visitar a feira. Ao todo, serão 15 estandes no evento.

Os trabalhos que serão expostos foram desenvolvidos ao longo do curso e, apesar de ser atividade extra-classe, são obrigatórios. “A nossa intenção principal é mostrar como é a realidade do profissional, que tem um prazo para entregar o projeto e a responsabilidade para executá-lo. Por isso, todos os alunos de engenharia têm a obrigatoriedade de apresentar um projeto desde o primeiro ano do curso”, explica o Prof.  Edison Puig Maldonado, coordenador do programa Engenheiro Empreendedor da FAAP.

A monitoria será feita pelos próprios alunos e a exposição, que é aberta ao público, poderá ser visitada das 8h00 às 22h00.

II Simpósio de Engenharia  & Computação

Data:              29/10/08 (quarta-feira)

Horário:         13h00 às 17h00

Local:             FAAP

Endereço:      Rua Alagoas, 903 - Higienópolis 

Feira de Tecnologia & Engenharia

Data:               28 e 29/10 (terça e quarta-feira)

Horário:          8h00 às 22h00

Local:              FAAP – Centro de Criatividade e Empreendedorismo

Endereço:       Rua Alagoas, 903 - Higienópolis

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições