Simpósio sobre Fisiologia e Tecnologia Pós-colheita

Simpósio sobre Fisiologia e Tecnologia Pós-colheita

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:32

Com o objetivo de difundir os conhecimentos básicos que operam na fisiologia e bioquímica pós-colheita de frutas e hortaliças, além de apresentar os últimos avanços tecnológicos para a preservação desses produtos, o Grupo de Estudos ''Luiz de Queiroz'' (GELQ 2009), em conjunto com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), realiza nos dias 5 e 6 de junho, o Simpósio sobre Fisiologia e Tecnologia Pós-colheita.

Produtores agrícolas em busca de novas tecnologias de produção, profissionais do setor agrícola e de extensão visando a atualização nas técnicas de pós-colheita e estudantes de graduação e pós-graduação em ciências agrárias que desejam se familiarizar com os temas mais relevantes do setor, terão a oportunidade de acompanhar palestras com professores, pesquisadores e profissionais renomados na área de pós-colheita.

Os moderadores serão os professores Angelo Pedro Jacomino, Julio Marcos Filho e Ricardo Alfredo Kluge, do departamento de Produção Vegetal (LPV), e Marta Helena Fillet Spoto, do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN), da Escola Superior de Agricultura ''Luiz de Queiroz'' (USP/ESALQ).

Para o primeiro dia do Simpósio estão programadas as palestras: Aspectos gerais da pós-colheita, com José Fernando Durigan, da UNESP - Jaboticabal; Danos mecânicos em pós-colheita, com Ben-Hur Mattiuz, da UNESP - Jaboticabal; Pós-colheita de flores, com Cláudia Mattiuz, do Centro Universitário Moura Lacerda - Ribeirão Preto; Poliaminas: grupo de hormônios importantes em pós-colheita, com Giuseppina P. P. Lima, do Instituto Biológico - Campinas; Tecnologia do SmartFresch, com Walter Pereira, da Agrofresch; Legislação para inspeção de produtos de origem vegetal, com Ângela Pimenta Peres, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As palestras para o dia 6 serão: Certificação de produtos hortifrutícolas, com Alessandro Rodrigues, doutorando em Fitotecnia na ESALQ; Embalagens ativas e inteligentes para frutas e hortaliças, com Claire Sarantopoulos, do ITAL - Campinas; A parede celular e a qualidade de frutos e sementes pós-colheita, com Marcos Buckeridge, do Instituto de Biociências (IB) da USP; Manejo pós-colheita de frutas para mercado interno e exportação, com Hélio Chimenti, da Aruá - Matão; A cadeia do frio para frutas e hortaliças, com Lincoln de Camargo Neves Filho, da Unicamp; Biodiversidade: um caminho para segurança alimentar, nutrição e alimentos funcionais, com Delia Rodriguez Amaya, da Unicamp; Processamento mínimo, com Cristiano Psillakis, da Hydrosalads - São Roque.

O simpósio, que se realizará das 08h00 às 18h00, no Anfiteatro Dr. Urgel de Almeida Lima, do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da ESALQ, terá uma taxa de R$ 50,00 (estudantes) e R$ 60,00 (profissionais). Informações e inscrições pelos telefones (19) 3417-6604 ou 3417-6601, ou ainda pelo site www.fealq.org.br .

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições