Sistema de seleção do MEC já recebeu 692 mil inscrições; prazo termina às 23h59

Sistema de seleção do MEC já recebeu 692 mil inscrições; prazo termina às 23h59

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) já recebeu 692 mil inscrições até o meio-dia desta quarta-feira, dia 3. O período para se inscrever nesta etapa, a primeira do processo seletivo, termina às 23h59 de hoje (horário de Brasília, DF). Os pedidos podem ser feitos no site do Sisu, que também fornece notas de corte, relação de candidatos por vaga e número de inscritos dos dias anteriores.

O resultado da primeira etapa será divulgado em 5 de fevereiro. Haverá mais duas oportunidades para inscrição: nos períodos de 15 a 20 de fevereiro e de 1 a 3 de março.

Ao final de cada etapa de inscrição, os candidatos serão classificados de acordo com o desempenho. Para garantir as vagas, os aprovados deverão fazer matrícula na instituição para a qual foram aprovados. As informações sobre o registro acadêmico devem ser verificadas junto às faculdades.

Critério de desempate mudou

O MEC (Ministério da Educação) não irá mais utilizar o critério de antecedência de inscrição como fator de desempate do Sisu. Ou seja, para conseguir uma das vagas em disputa no ensino superior federal, não importa quem se inscreveu antes, mas sim a nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009.

De acordo com nota do ministério, a alteração nos critérios ocorreu por conta de problemas no acesso à banda larga, ocorridos na região Sudeste no último domingo, 31 de janeiro. Os critérios de desempate considerados para a classificação serão:

Redação.

Linguagens.

Matemática

Ciências da Natureza.

Ciências humanas.

Se mesmo com as notas houver empate, os candidatos empatados receberão a vaga.

O sistema estreou com falhas e instabilidade. No primeiro dia de inscrição, 29 de janeiro, da primeira etapa, apenas 45 mil conseguiram se inscrever no período das 6h às 23h59. Muitos internautas reclamaram do funcionamento do sistema ao UOL por meio de um grupo de discussão e do sistema de comunicação de erros. O sistema também teve funcionamento lento entre 6h e 9h30 da manhã do sábado (30/1). Segundo o MEC, no período da tarde de sábado, a taxa de inscrição se estabilizou e chegou a 18 mil por hora.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições