MENU

Sistema de Seleção Unificada do Enem recebe inscrições nesta sexta

Sistema de Seleção Unificada do Enem recebe inscrições nesta sexta

Atualizado: Sexta-feira, 29 Janeiro de 2010 as 12

Nesta sexta-feira, dia 29, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já recebe inscrições dos estudantes que pretendem se candidatar a vagas nas 51 instituições participantes. O sistema deve estar no ar a partir das 6h. São 47,9 mil vagas disponíveis.

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou aos estudantes, na noite desta quarta-feira, dia 27, em seu site, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira aqui.

Entenda como funciona

Os candidatos terão três etapas para concorrer. A primeira vai do dia 29 de janeiro a 3 de fevereiro. A cada dia, a partir do dia 30, o estudante vai saber qual a nota de corte do curso que escolheu. Por exemplo: no dia 29, ele se inscreve para o curso de Engenharia na universidade A. Na madrugada de sexta para sábado, o sistema faz um processamento e, de acordo com as notas de quem se inscreveu, gera uma nota de corte no sábado.  

A partir das 6h do sábado, este aluno poderá ver a nota e avaliar se tem chances ou não de entrar no curso. De posse dessa informação, ele poderá escolher outro curso e/ou outra instituição. Novamente, do sábado para o domingo, o sistema refaz o processamento e gera uma nova nota de corte de acordo com as inscrições acumuladas deste sexta-feira.

As notas são ponderadas de acordo com o que a instituição quer. Um curso de medicina, por exemplo, pode dar mais importância à nota de matemática do que à nota de português. Esse é um dos motivos pelos quais a nota de corte é mutável.

Este processo termina no dia 3 de fevereiro. Somente a partir daí o sistema gera a lista de alunos selecionados e as instituições se encarregam de fazer sua seleção. No dia 15 de fevereiro, o MEC reabre nova seleção, da mesma forma, com as vagas remanescentes. Essa nova etapa continua até o dia 20, quando será gerada uma nova lista de selecionados. Uma terceira etapa semelhante está prevista entre os dias 1º e 3 de março, com resultado no dia 5.

Em cada uma das três etapas os candidatos poderão optar por concorrer definitivamente a vagas em apenas um curso.

veja também