Tecnologia na educação a distância atrai especialistas norte-americanos para o Brasil

Tecnologia na educação a distância atrai especialistas norte-americanos para o Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

Em visita ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de São Paulo, na segunda-feira, dia 15/09, e na terça, 16/09, especialistas em ensino profissionalizante do Estados Unidos destacaram o uso da tecnologia como forma de proporcionar educação a distância. A visita fez parte de uma das etapas do Programa Brasil-EUA para o Fortalecimento da Educação Profissional.

Divididos em cinco grupos, especialistas norte-americanos e brasileiros identificam e descrevem iniciativas bem-sucedidas do ensino técnico e profissional de cada país. Além disso, apontam as potencialidades dessa formação para o mercado de trabalho e no estabelecimento de parcerias com o setor privado.

De acordo com a consultora do intercâmbio, Mary Gershwin, os Estados Unidos têm como grande desafio manter as pessoas em suas cidades. Assim, a forma adotada no Brasil com a educação a distância pode ser uma solução viável para os norte-americanos.

Outra experiência brasileira que agradou os visitantes foi a parceria dos Cefets com a Petrobras na qualificação de mão-de-obra. O modelo será  levado para os Estados Unidos e apresentado a empresas petrolíferas daquele país.

O projeto de visitas teve origem em uma dificuldade comum a ambos os países — ao mesmo tempo em que as empresas precisam de mão-de-obra para crescer, há escassez de trabalhadores especializados em áreas importantes e muitas pessoas precisando de emprego. “A partir desse pensamento chegamos à conclusão de que, juntos, chegaremos a um resultado mais rápido do que trabalhando sozinhos”, afirmou Mary Gershwin.

A comitiva de norte-americanos visitou, este mês, instituições das cinco regiões do Brasil. Um documento oficial com as melhores experiências identificadas nos dois países será entregue a uma comissão do programa até 30 de novembro.

Sugestão de Imagem:

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições