MENU

TV Escola estreia hoje com presença de Marcelo Tas

TV Escola estreia hoje com presença de Marcelo Tas

Atualizado: Quinta-feira, 11 Março de 2010 as 12

Caminhos da Escola, novo programa de educação da TV Escola, canal do Ministério da Educação, estreia hoje, dia 11, às 22h, com a presença do jornalista e apresentador Marcelo Tas. Popular entre os jovens, Tas é questionado por estudantes da Escola Estadual Oswaldo Aranha, da zona sul de São Paulo, sobre o ensino médio, vestibular, Enem, redes sociais e humor.

O programa Caminhos da Escola é uma parceria do MEC com a TV Cultura, realizado pela Conspiração Filmes. A equipe vai percorrer várias cidades do Brasil mostrando, por meio de reportagens e entrevistas com personalidades, a realidade de escolas. Também terá um quadro que desafia os conhecimentos dos alunos das escolas públicas.

A cada edição, um tema servirá de reflexão para professores, pais, estudantes e especialistas. No primeiro programa, a aluna Bruna Bellini, do Colégio Estadual Horácio Macedo, localizado no bairro Maria da Graça, Rio de Janeiro, conta como foi sua passagem do ensino fundamental para o ensino médio, assunto central da estreia. Os pais, a diretora e um especialista discutem a difícil fase do ensino médio para o futuro profissional dos jovens.

Ainda no primeiro episódio, o apresentador Léo Almeida conduz o quadro Desafio, em que estudantes são encorajados a solucionar um problema ou a enfrentar um desafio. Um grupo de alunos da Escola Municipal Carlos Augusto Queiroz Rocha, de São Paulo, terá que criar uma campanha de rádio estimulando a doação de sangue. Para isso deverão usar a criatividade, o conhecimento, conteúdos e técnicas aprendidas em sala de aula. Eles contarão com a ajuda da professora Jaqueline Penteado e do médico infectologista Cássio Giannini.

O vice-presidente da TV Cultura, Fernando Almeida, explica que o novo programa mostrará a escola de múltiplos ângulos, desde a relação da comunidade escolar com o tema até uma visão mais lúdica proporcionada pela própria técnica de televisão. “Esse conjunto de olhares ajuda muito. Veremos a educação do modo como ela deve ser vista com reflexão, com participação da família, vendo as diversas faces da escola”, explica.   

Com a parceria para produzir o programa, a TV Escola e a TV Cultura cumprem o papel educativo das tevês públicas brasileiras de priorizar a educação como linha editorial e levar conhecimento, explorando a força da televisão e sua linguagem, afirma o coordenador da TV Escola, Érico da Silveira. Nesse contexto, o programa mostra como a educação é capaz de transformar trajetórias individuais e sociais, dentro e fora da escola. “Esse programa tem a ambição de pautar a educação e discutir assuntos importantes, levando a informação para dentro e fora da comunidade escolar”, diz.

O programa será exibido todas as quintas, às 22h, na TV Escola, com reprises aos sábados, às 17h, e segundas, às 22h. A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e por meio da internet, no Portal do MEC. O sinal está disponível também nas tevês por assinatura via Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).   

veja também