UFJF tem quase 90% de aprovação no Exame de Ordem Unificado

UFJF tem quase 90% de aprovação no Exame de Ordem Unificado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:12

A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi a instituição com o melhor desempenho no último Exame de Ordem Unificado. Dos 102 alunos do curso que se inscreveram, 88 foram aprovados, o que corresponde a um percentual de aprovação de 86,27%. Além da UFJF, outras três universidades mineiras estão entre as 20 mais bem colocadas na avaliação. O resultado foi divulgado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nesta terça-feira (8).

De acordo com o presidente da OAB-MG, Luís Cláudio Chaves, o alto índice aprovação da Universidade Federal de Juiz de Fora é um sinal que é possível alcançar bons resultados na avaliação. “Tem gente que acha o exame dificílimo, mas a UFJF provou o contrário, com quase 90% de aprovação”, diz.

Daniel José Fonseca Mendonça, de 25 anos, é um dos 88 alunos da Universidade Federal de Juiz Fora aprovados no exame da OAB. O estudante do 10º período conta que escolheu a instituição por causa da excelência do ensino e da proximidade de Juiz de Fora com Leopoldina, sua cidade natal. “É um curso muito bom, com muitos professores bons”, avalia. Outro diferencial apontado por ele é justamente o estudante do curso. “O ritmo dos alunos motiva a gente a estudar para não ficar para trás”, conta.


No caso de Daniel Mendonça, a aprovação no Exame de Ordem Unificado veio na primeira tentativa. Para conquistar o resultado positivo, o aluno não poupou esforços. Antes da primeira etapa, ele estudou sozinho em casa durante duas semanas. Já para a segunda fase, o aluno se matriculou em um cursinho preparatório.

Para o diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal Juiz de Fora, Marcos Vinício Chein Feres, o primeiro lugar no exame da OAB se deve a três segmentos. “Eu acho que esse sucesso se deriva do esforço conjunto do aluno dedicado, que valoriza o curso; do professor, em quem a universidade tem cada vez mais investido; e do técnico-administrativo, que, zeloso em suas atividades, gera resultados positivos”, pontua.

Feres enfatiza que a instituição também tem passado por uma mudança na política de aprendizagem, buscando superar o modelo de ensino baseado somente na transmissão de conhecimento. “Isso gera um processo em que o aluno se torna autônomo”, afirma. De acordo com o professor, um dos objetivos do curso é valorizar a capacidade do estudante de analisar, de refletir, de criticar e de sintetizar.


Bom desempenho em Minas Gerais
De acordo com dados divulgados pela OAB, Minas Gerais é o estado com mais instituições no ranking das 20 melhores faculdades no Exame de Ordem Unificado. Ao lado da UFJF – primeiro lugar na lista –, estão a Universidade Federal de Viçosa (UFV), terceira colocada, com 80% de aprovação; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nona colocada, com 76,55% de aprovação; e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 18ª colocada, com 69,09% de aprovação.

Este resultado foi bem recebido pela OAB-MG. “A ordem tem dado uma atenção especial à educação jurídica em Minas Gerais e isso é um reflexo do bom trabalho prestado no estado”, afirma o presidente da entidade. Para Luís Cláudio Chaves, a qualidade dos alunos e o projeto pedagógico da faculdade pública também foram fundamentais para a boa colocação conquistada pelas universidades federais mineiras.

O Exame de Ordem Unificado
A prova prático-profissional (segunda fase) do Exame de Ordem foi aplicada em todo o país pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no dia 25 de março deste ano e o prazo para a apresentação de recursos ocorreu de 18 a 21 de abril deste ano.
Foram aprovados nesta segunda e última etapa os candidatos que tiraram a nota mínima 6 na prova, que foi composta de uma peça profissional valendo cinco pontos e quatro questões (valendo 1,25 ponto cada) sob a forma de situações-problema, nas seguintes áreas de opção do examinando: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual. A prova objetiva (primeira fase) do VI Exame foi aplicada no dia 5 de fevereiro deste ano.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições