MENU

UnB abre vagas para cursos de licenciatura a distância

UnB abre vagas para cursos de licenciatura a distância

Atualizado: Segunda-feira, 1 Dezembro de 2008 as 12

A Universidade de Brasília (UnB) está com inscrições abertas para vestibular, em janeiro de 2009, na modalidade de educação a distância. Serão oferecidas 1.450 vagas para cursos de licenciatura nas áreas de biologia, pedagogia, educação física, teatro, música, artes visuais, letras e geografia.   

A seleção faz parte do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com o Ministério da Educação. O programa mantém um sistema integrado de instituições públicas para levar a educação superior a municípios  com oferta insuficiente de cursos de licenciatura. Além de atender a população excluída do processo educacional, a UAB tem o objetivo de formar professores da rede pública.

Atualmente, 74 instituições de educação  superior, entre universidades federais e estaduais e centros federais de educação profissional e tecnológica, participam da UAB. “Temos 45 mil alunos matriculados em cursos de licenciatura de todas as áreas de conhecimento”, afirma Celso Costa, coordenador nacional da UAB. A partir de 2009, serão oferecidos três cursos de especialização a distância (gestão pública, gestão escolar e gestão de saúde) e bacharelado em administração pública.

É a segunda vez que a UnB abre vestibular para licenciatura a distância — o primeiro foi realizado em 2007. Metade das vagas oferecidas em 2009 será destinada à formação de professores. “O resultado geral do primeiro ano é positivo. Mas, ao contrário, do que muita gente acha, não é uma modalidade de ensino mais fácil”, observa Wilsa Maria Ramos, coordenadora do programa na UnB. Segundo ela, a graduação a distância é um processo de adaptação tanto para os alunos quanto para os professores. “Os alunos precisam de um tempo para conciliar trabalho, família e vida acadêmica”, diz.

A inscrição só pode ser feita pela internet, até 7 de dezembro. A taxa, de R$ 50, pode ser paga até 8 de dezembro. O candidato deve assinalar a opção do curso e um dos 33 pólos de apoio presencial que a universidade mantém em seis estados, além do Distrito Federal. As provas objetivas e de redação serão aplicadas em 18 de janeiro, no pólo escolhido pelo candidato. As provas escritas de habilidades específicas (artes visuais, teatro e música) serão individuais e estão marcadas para 17 de janeiro.

Ampliação

Este ano, a UAB abriu 271 pólos em todo o Brasil, os quais se somaram aos 290 já existentes. Ainda em 2008, serão definidos locais para novos pólos — devem chegar a 800 em todo o país.

Thays Mara do Carmo, 24 anos, moradora de Sena Madureira, a 144 quilômetros de Rio Branco, Acre, está entusiasmada com a graduação, em artes visuais. “Não temos aqui nenhum professor com essa formação. Tanto que no próximo ano já começo a dar aulas, mesmo sem ter me formado”, explica a aluna. “A graduação a distância facilita porque tenho internet em casa e mais autonomia nos estudos. O encontro presencial ocorre somente uma vez por semana.”

Sugestão de Imagem:

veja também