Unicamp cria curso para alunos de escolas públicas de Campinas

Unicamp cria curso para alunos de escolas públicas de Campinas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vai criar um novo curso, chamado Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), com 120 vagas de graduação destinadas aos melhores alunos das 96 escolas públicas de ensino médio de Campinas. A seleção para a formação de dois anos será feita pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e a previsão é de que seja implantada em 2011.

Os estudantes vão entrar numa espécie de núcleo comum, onde receberão uma formação interdisciplinar, em período integral. Pela manhã, permanecerão em sala de aula. À tarde, participarão de atividades extracurriculares, como projetos de iniciação científica e de cunho cultural. Entre as disciplinas do currículo estão ética, matemática, física, química, português, biologia, filosofia e história da arte. Ao final dos dois anos, aqueles que apresentarem melhor desempenho terão vagas asseguradas nos cursos tradicionais da universidade. Os que não prosseguirem, por conta da performance ou por escolha própria, receberão um certificado.

De acordo com o reitor da universidade, Fernando Ferreira Costa, um dos méritos do ProFIS é enfrentar o problema da auto-exclusão. Segundo ele, a maioria dos estudantes das escolas públicas secundárias não cogita participar do vestibular da Unicamp, por considerar que não teria chance de aprovação.

O novo curso foi amplamente discutido dentro da universidade e deve continuar sendo avaliado, para que sejam feitos ajustes. Antes da implantação, membros da Unicamp pretendem visitar as 96 escolas públicas da cidade para divulgar o programa. 

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições