MENU

Unicamp divulga sorteados para o simulado do novo vestibular

Unicamp divulga sorteados para o simulado do novo vestibular

Atualizado: Terça-feira, 27 Abril de 2010 as 12

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) divulgou os nomes dos 1.200 sorteados para participar do simulado do novo vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Também foi publicada uma lista de espera com 600 nomes. Confira:

Sorteados para o simulado do novo vestibular da Unicamp

Lista de espera para o simulado do novo vestibular da Unicamp

Foram recebidas 16 mil inscrições. Todos aqueles que foram sorteados e os que estão na lista de espera deverão confirmar o interesse na participação, pelo site do vestibular, nos dias 27 e 28, até as 17h. A Comvest divulgará a lista final de participantes no dia 30 de abril.

O simulado será aplicado no dia 16 de maio, no Ciclo Básico II da Unicamp, campus de Campinas. O acesso aos locais de prova se dará até 13h; não será permitida a entrada após esse horário. Recomenda-se que os participantes estejam no local de prova às 12h30. Só será possível deixar o local após 3 horas e meia do início do exame. Os participantes poderão levar uma cópia do cartão de respostas.

A avaliação é reservada para estudantes que estejam cursando o ensino médio ou que tenham se formado nos últimos dois anos e seguirá o novo formato da primeira fase, que já estará em vigor neste ano. Segundo o novo modelo, aprovado no final de 2009, o exame terá duas partes: 48 questões de múltipla escolha, que formam a parte de conhecimentos gerais, e a parte de redação, na qual os participantes serão solicitados a elaborar três textos de gêneros diversos. A duração será de cinco horas.

A partir do dia 17 de maio a prova estará disponível para consulta, com o gabarito das 48 questões. Os participantes terão acesso, individualmente, às notas que obtiveram na prova, a partir de 15 de junho. Também a partir de 15 de junho serão divulgados exemplos de textos da prova de redação produzidos durante o simulado, com comentários.

O novo vestibular

Até o ano passado, a primeira fase do vestibular da Unicamp era composta de 12 questões dissertativas e uma redação, em que o candidato selecionava uma de três propostas (dissertação, narrativa ou carta) e preparava apenas um texto. A partir do vestibular 2011, o candidato será solicitado a responder 48 testes e deverá produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória.

As questões da primeira fase serão de múltipla escolha, elaboradas com base nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio: matemática; ciências humanas, artes e humanidades (incluindo geografia, história e introduzindo-se filosofia, sociologia e artes à medida que estas disciplinas forem incorporadas de forma plena aos currículos do ensino médio); e ciências da natureza (incluindo ciências biológicas, física e química). Assim como no simulado, o tempo de duração da prova da primeira fase passará de quatro para cinco horas.

Isenção de taxa

Está aberto o período de inscrição para o pedido de isenção da taxa de inscrição do vestibular 2011. As inscrições devem ser realizadas até dia 28 de maio, exclusivamente pela internet. Para finalizar o processo de inscrição, o candidato deve enviar a documentação necessária (descrita no edital específico) pelo correio para a Comvest até o dia 31 de maio.

A Comvest também deixará à disposição computadores com acesso à web para que os candidatos efetuem a inscrição. As isenções da taxa são oferecidas em três modalidades: 1- para candidatos provenientes de família de baixa renda (renda líquida máxima de R$550 por morador do domicílio); 2- funcionários da Unicamp/Funcamp; e 3- para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).

As inscrições para o vestibular 2011 serão realizadas no período de 23 de agosto a 8 de outubro, exclusivamente pela internet.

veja também