Unicamp instala mais de 200 câmeras de segurança no campus

Unicamp instala mais de 200 câmeras de segurança no campus

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:48

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) iniciou testes com 240 câmeras de monitoramentos, sendo 14 móveis, para reforçar o sistema de segurança no campus. O investimento é de R$ 3 milhões e o sistema deve ficar pronto em dois meses.

A maioria dos equipamentos de vigilância foi fixada em locais altos, como reservatórios de água e postes. Os “espiões” eletrônicos cobrirão todas as ruas, praças e dependências do campus.

Além da instalação das câmeras, falta a conclusão do centro de monitoramento de segurança, que terá 100 m² e será blindado, além do treinamento do pessoal que vai operar a fiscalização. O sistema conta com 16 monitores e quatro telões.

Cancelas

A Unicamp anunciou ainda que implantará um sistema de cancelas eletrônicas. Este sistema vai substituir o atual modelo, que utiliza adesivos para usuários cadastrados e cartões para visitantes eventuais. A novidade deve entrar em funcionamento em alguns meses.

O sistema funcionará a partir de dois chips. Um será instalado no veículo e outro em um cartão eletrônico que ficará com o dono do veículo. O objetivo é vincular a identificação do automóvel à identidade funcional do motorista. Se no momento de passar pela cancela o sistema de leitura detectar discrepância nos dados, a cancela não se abrirá.

Nos primeiros 90 dias de 2011, foram registrados dois casos de roubo no campus, mesmo número de 2010.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições