Unificação da língua portuguesa vai ajudar a promover o idioma no mundo, diz especialista

Unificação da língua portuguesa vai ajudar a promover o idioma no mundo, diz especialista

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

A unificação da língua portuguesa pode aprimorar as condições econômicas e diplomáticas dos países que a adotam no mundo todo. A ideia foi defendida na última quinta-feira, dia 24 de julho, pelo professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e membro da Academia de Ciências de Lisboa, João Malaca Casteleiro.

''Ter uma grafia única da língua portuguesa é importante para a promoção do idioma no mundo, em termos estratégicos, diplomáticos e econômicos'', afirmou o professor, em entrevista, em Lisboa, à Agencia Brasil e à TV Brasil.

Segundo o professor, a unificação se daria apenas com relação à grafia das palavras. As diferenças, por exemplo, entre a maneira em que um lusitano ou um brasileiro falam português continuariam distintas. ''A pronúncia lexical, sintática ou semântica não tem nada a ver com unificação absoluta da língua. Só tem que ver com ortografia, na forma de escrever as palavras'', explicou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na noite da última quinta-feira, 24 de julho, na capital de Portugal, para participar do encontro, que deve reunir líderes dos oito países que compõem a CPLP.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições