Unilab iniciará atividades em março de 2010

Unilab iniciará atividades em março de 2010

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:29

As atividades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a ser instalada no Município de Redenção (CE), terão inicio em 25 de março de 2010.

Quem garante é o Prof. Paulo Speller, presidente da Comissão de Implantação da Unilab. A data foi escolhida por assinalar o dia em que o Ceará aboliu a escravatura, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, em 1888.

No primeiro ano, a Universidade terá 350 alunos, oriundos do Brasil e de outros países de língua portuguesa, como Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor Leste.

Terminou terça-feira (1º) a II Oficina de Discussão e Elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação da Unilab, em que são  apresentadas  as propostas dos cursos de Enfermagem, Licenciatura Plena em Ciências da Natureza e Matemática, de Engenharia (na área de Energia) e Gestão.

O projeto de lei que propõe a criação da Unilab tramita nas Comissões da Câmara dos Deputados, esperando-se que até o final de setembro ele seja aprovado. A partir desse momento, serão lançados editais para o concurso que selecionará professores e servidores técnico-administrativos, bem como o que norteará o vestibular.

Além da apresentação das propostas dos cursos, durante a Oficina foram proferidas palestras sobre Tutoria, a cargo da Profª Itana Stiubiener, da Universidade Federal do ABC Paulista; sobre Atividades não Presenciais no Ensino de Graduação, pelo Prof. Carlos Rinaldi, da Universidade Federal de Mato Grosso; e sobre o Observatório da Vida do Estudante Universitário, pelo Prof. Rhida Ennafaa, da Universidade Paris VIII.

O Observatório da Vida do Estudante é um projeto que começou na França e está sendo desenvolvido em diversos países, inclusive no Brasil, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O Observatório é um dos maiores produtores de pesquisas sobre a vida do estudante, explica o Prof. Rhida Ennafaa. Ele entende que será valiosa ferramenta durante os primeiros anos da Unilab.

Hoje, os participantes da Oficina, que acontece no Hotel Mareiro (Av. Beira Mar, 2380) discutirão os parâmetros para a organização curricular, definirão a oferta dos primeiros cursos e o perfil dos docentes que comporão os quadros da nova universidade, bem como as diretrizes do concurso público que irá selecioná-los.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições