UNITAU abre exposição interativa com discussão sobre a água

UNITAU abre exposição interativa com discussão sobre a água

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

A relevância da água para a vida e todas as implicações decorrentes de seu mau uso pela sociedade serão tema de uma exposição interativa na Universidade de Taubaté (UNITAU). Aberta ao público de 14 de julho a 3 de outubro, a exposição "Água: uma viagem no mundo do conhecimento", que já foi vista por mais de 40 mil visitantes de todo o Estado de São Paulo, ficará na UNITAU por um período de três meses, podendo ser vista por qualquer visitante ou grupos de escolares.

A mostra itinerante, que recebeu chancela da Unesco, é realizada pelo Museu de Ciências da USP em parceria com a UNITAU e também conta com o apoio do Comitê das Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul (CBH-PS), da Sabesp e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Esta é a primeira vez que a mostra chega ao Vale do Paraíba para discutir um tema mundial: a preservação dos recursos hídricos, que faz parte das recomendações de uso sustentável da água da Organização das Nações Unidas (ONU) desde a década de 1980.

Com cinco blocos temáticos, a exposição aborda desde a formação da água no universo, passando pela geomorfologia da Terra, até as relações históricas do homem com este elemento tão importante e as questões ambientais da atualidade. Com recursos multimídia, projeções de imagem, painéis fotográficos e espaços sensoriais ambientados com água, será possível viajar por todo o universo que envolve os recursos hídricos no planeta. "A Exposição é uma porta da Universidade para a sociedade e uma forma de mostrar que nós estamos preocupados com a questão. Por isso, agregamos valores regionais à mostra de tudo o que está sendo construído em prol dos recursos hídricos", ressalta a Pró-reitora de Extensão e Relações Comunitárias da UNITAU, Profa. Dra. Ana Aparecida da Silva Almeida.

Para a curadora da exposição, Profa. Dra. Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva, da USP, a etapa da mostra em Taubaté traz diferenciais. ''Esta é a primeira vez que trazemos a exposição para uma Universidade que é parceira desde o processo de montagem, que desta vez agrega alunos de arquitetura na ambientação dos espaços'', ressalta.

Serviço

De 14 de julho a 3 de outubro, sempre aberta das 9h às 12h e das 14h às 20h, de segunda a sexta-feira, a exposição "Água: uma viagem no mundo do conhecimento" estará no Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté, na rua Francisco Eugênio Toledo, s/n°, perto da Praça da CTI. As escolas e entidades interessadas em fazer o agendamento de visitas de grupos devem ligar para o telefone 0800 55 72 55 ou encaminhar e-mail para [email protected] .

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições