MENU

Universidade Aberta do SUS é lançada com o objetivo de oferecer novas especializações

Universidade Aberta do SUS é lançada com o objetivo de oferecer novas especializações

Atualizado: Sexta-feira, 20 Junho de 2008 as 12

Qualificar os trabalhadores da saúde, em todo território nacional, por meio da educação a distância é o objetivo da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus). A meta é oferecer, até 2011, especialização em saúde da família para mais de 52 mil profissionais e capacitação gerencial para 100 mil trabalhadores da saúde. O lançamento da Unasus ocorreu nos últimos dias 18 e de junho, no Auditório da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Brasília.

Inicialmente, serão oferecidos cursos em três áreas: saúde da família, formação gerencial e saúde do idoso. Para suporte dos usuários, os profissionais poderão contar com centenas de pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), coordenada pelo MEC, e de pontos do Programa Nacional de Telessaúde, além de diversas outras instituições habilitadas em sua localidade.

Presente na abertura da cerimônia de lançamento da Unasus, o secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky, destacou que a oferta de cursos de especialização na área médica funcionará de forma integrada com a UAB. “São dois sistemas complementares que interagem fortemente”, afirmou.

As atividades da Unasus ficarão a cargo das universidades, escolas, secretarias de saúde, associações científicas e outros parceiros, que dividirão entre si as tarefas de elaboração de material didático, supervisão pedagógica e apoio local à aprendizagem.

Também participaram da cerimônia, entre outras autoridades, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão; o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Francisco Eduardo de Campos; e o representante da Opas, Diego Victoria Mejía.

veja também