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Universidade de São Paulo respira surf em curso voltado para a modalidade

Universidade de São Paulo respira surf em curso voltado para a modalidade

Atualizado: Terça-feira, 29 Abril de 2008 as 12

Desde o dia 11 de março, a Universidade de São Paulo - USP, vem reunindo todas as terças-feiras, a partir das 19 horas, pessoas interessadas pelas ondas. O curso ''Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios'' surpreendeu, lotando o auditório da Escola de Educação Física e Esporte. Atletas, professores de escolas de surf, fabricantes de pranchas, empresários da mídia e do mercado de surfwear, entre outros profissionais de diversos segmentos participam assiduamente das palestras.

Até o momento, vários temas foram abordados. Entre os palestrantes, empresários bem sucedidos do mercado e professores da USP colaboram com seus conhecimentos e experiências da vida profissional. "A idéia de trazer pessoas de fora do segmento é justamente para termos a oportunidade de ouvirmos um pouco da vivência de cada um e servir de lição para nós que trabalhamos voltados para o surf", explica Alexandre Zeni, idealizador e organizador do curso.

"O conteúdo está dentro do que eu esperava. O pessoal do surf falando mais da parte prática e de experiências vividas no ramo de cada um. E os outros convidados tratando sobre esportes de uma maneira geral, de administração e de marketing", continua Zeni que comemora a procura. "Quando o programa foi montado, esperávamos de 35 a 40 pessoas e tivemos 109 inscritos, surpreendendo a todo mundo. Os próprios professores da USP comentaram. Isso mostra que o surf é uma modalidade grande, que tem mercado, praticante, consumidor e gente querendo se profissionalizar, obter informação".

Entre eles está Alexandre Grotkowsky Villas Boas, de 33 anos. Estudioso nato, ele se formou em administração de empresas pela PUC-SP, fez pós-graduação na FGV-SP, em comércio exterior produtos e serviços, e concluiu MBA em marketing pela ESPM. Antes, aos 18 anos, se tornou piloto civil. "Esse curso me trouxe uma bagagem incrível de conhecimentos físicos, químicos, meteorológicos, matemáticos e tudo mais. Minha outra paixão é a aviação", afirma. Se no céu, ele gosta de voar, no mar, são as ondas que movem o seu coração.

"Respiro surf por onde posso, até no trabalho. Minha vida pessoal é só surf, e minha família aprendeu ao longo do tempo a respeitar, admirar e apoiar este vínculo com as ondas, oceanos e natureza". E foi justamente a sua relação forte com o esporte que ele se inscreveu no curso. "Eu adoro aprender, e quando percebi que havia um curso dentro da USP, corri e me matriculei. Tenho certeza que este é o primeiro de muitos outros que serão realizados, porque o mercado do surf comporta e demanda profissionais com vivência na modalidade e com preparo acadêmico, que entendo ser fundamental para a competição no mundo corporativo".

Dentro desta visão, Alexandre, gerente de marketing e desenvolvimento de produtos de uma indústria nacional de cosméticos, a PAYOT, espera levar alguma experiência para onde trabalha. "Este curso amplia horizontes antes de tudo. E estudar com os amigos na USP não tem preço. Principalmente para quem compreende a história do surf no Brasil. Isso me traz auto-estima e autoconhecimento, me motiva e me torna feliz. Um profissional motivado é capaz de muitas coisas além das expectativas tradicionais".

Entre os palestrantes, Villas Boas vibrou com as histórias de três participantes. "A trilogia Tucano, Alfio e Dragão foi demais. A experiência de cada um se complementa, é a história viva do esporte e do mercado. E isso foi outro motivo para estar aqui. Vi com ótimos olhos a equipe docente do curso, que até então eram "figurinhas" dos meus álbuns prediletos da minha infância e adolescência". E não esconde o anseio para a próxima aula. "Estou ansioso também para conhecer os irmãos Lumbra".

O curso ''Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios'' é uma realização do Ibrasurf (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf) e USP (Universidade de São Paulo). Apoio: Star Point, William Woo, Fama Assessoria e Yamaai.

Programação

29/4 - Marketing no Surf - Ronald Fincato Lumbra

06/5 - Patrocínio e Ativação de Marcas - Claudio Martins de Andrade

13/5 - Turismo Esportivo e Organização de Eventos - Prof. Mauricio Ferro (Univali)

20/5 - Escolas de Surf - Alexandre Zeni

27/5 - Legislação e Direito Esportivo - Prof. Luiz Felipe Santoro

03/6 - Mídia, Arte e Cultura Surf - Romeu Andreatta

10/6 - Ética, Responsabilidade Social e Ambiental - Prof. Flávia Bastos e convidados

Serviço

Curso: Surf - Administração, Marketing e Gestão de Negócios

Carga Horária: 42 horas

Datas (todas às terças-feiras)

Início: 11 de março

Término: 10 de junho

Horário: das 19 às 22 horas

Local: Auditório da Escola de Educação Física e Esporte, na USP

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