Universidades firmam acordo de cooperação técnica no Paraná

Universidades firmam acordo de cooperação técnica no Paraná

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:40

As universidades federais da Integração Latino-Americana (Unila) e do Paraná (UFPR) firmaram na última quarta-feira, 1º de junho, convênio de cooperação acadêmica e científica. O acordo prevê especificamente o intercâmbio de professores e de alunos, cursos de diferentes níveis, troca de informações bibliográficas, facilidade de acesso a banco de dados, a laboratórios e a bibliotecas, além de apoio administrativo mútuo.

Durante a solenidade de assinatura do acordo, o reitor da Unila, Hélgio Trindade, considerou a cooperação um marco na história da instituição, por ser o primeiro assinado com outra universidade federal do país. “A Unila tem um perfil que a habilita a relacionar-se com as melhores universidades brasileiras e estrangeiras”, disse Trindade. “Por isso, consideramos da maior importância que a UFPR seja nossa parceira.”

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, disse ter sido um privilégio para a instituição ajudar a criar a Unila — em 29 de maio de 2008, foi firmado no Ministério da Educação, em Brasília, termo de cooperação técnica para a implantação da Universidade da Integração Latino-Americana, que teve a UFPR como tutora. Nessa condição, a instituição dirigida por Sobrinho prestou todo o apoio administrativo e financeiro necessário ao surgimento da Unila. O termo de cooperação, com validade de três anos, expirou em 29 de maio último.

Com sede em Foz do Iguaçu (PR), próxima à fronteira com Argentina e Paraguai, a Unila foi oficialmente criada pela Lei nº 12.189, de 12 de janeiro de 2010. Instituição de caráter multicultural e multidisciplinar, abriu os seis primeiros cursos de graduação em agosto do ano passado. Hoje, oferece 12 cursos e reúne cerca de 800 alunos do Brasil e de países vizinhos.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições