Universitários de Roraima prestam consultoria empresarial

Universitários de Roraima prestam consultoria empresarial

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Um grupo de 56 estudantes de faculdades públicas e particulares de Boa Vista (RR) atua no mercado de trabalho local prestando assessoria e serviços de consultoria empresarial gratuitos para micro e pequenas empresas no Estado. A experiência é possível graças ao convênio firmado entre o Sebrae e várias instituições de nível superior no Estado, que tem por finalidade oportunizar a vivência na prática da teoria aprendida em sala de aula.

O projeto é realizado por meio do Programa de 'Empreendedorismo nas Instituições de Ensino do Sebrae em Roraima'. Nele, os estudantes recebem capacitação sobre empreendedorismo e outros temas relacionados aos negócios. Depois do aprendizado teórico, os acadêmicos aplicam o conhecimento nas empresas, como atividade do estágio supervisionado.

''Todos ganham com isso: o aluno que utiliza a prática do estágio para compensar a exigência do componente curricular na disciplina de estágio obrigatório, e as empresas que têm, gratuitamente, a consultoria de um estudante e de um profissional que acompanha todo o estágio'', afirmou a responsável pelo programa pelo Sebrae, Vanderléia Franco.

Além de contribuir para o aprendizado dos alunos, o estágio prepara o estudante para o mercado de trabalho abrindo novas oportunidades devido à experiência adquirida. “É um diferencial no currículo, ainda mais que a maioria das empresas exige experiência profissional”, avalia a respon´savel pelo programa. Outra possibilidade apontada por ela é o aproveitamento dessa mão-de-obra pelo próprio Sebrae, já que a Instituição necessita desse tipo de profissional.

Vanderléia conta que os alunos recebem treinamento de 40 horas, entre conteúdo teórico e atividades práticas e, ao final do curso, cada estudante fica responsável por elaborar um Plano de Negócios, documento que é feito após um amplo trabalho de diagnóstico onde é retratada a real situação da empresa.

Depois dessa avaliação, o estagiário prepara o plano de negócios que abrange questões contábeis, financeiras, plano de marketing, estudo do consumidor, aceitação do produto e concorrência, tudo sob a supervisão e monitoramento do consultor do Sebrae. O objetivo do pPlano é apontar soluções para a melhoria da empresa e torná-la sustentável e competitiva.

Atualmente participam do projeto, estudantes concluintes dos cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Gestão de Negócios, Economia, Relações Internacionais, Gestão Ambiental, Engenharia Florestal, Marketing, Análise de Sistemas e Ciência da Computação, das Faculdades Cathedral e Universidade Estadual de Roraima (UERR). ''Em breve firmaremos convênio com a Faculdade Roraimense de Ensino Superior (Fares)'', informa.

Resultados

Para a estudante do curso de Administração da Faculdade Cathedral Eliane Borges, que faz estágio em um supermercado da cidade, o curso é muito valioso porque possibilita a aplicação do conteúdo aprendido em sala de aula na prática. ''Nós podemos perceber e ver conhecimento teórico utilizado no dia-a-dia e perceber como o mercado absorve isso, além de contribuir para nossa formação e experiência profissional'', destaca.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições