Universitários são preparados para montar projeto empresarial

Universitários são preparados para montar projeto empresarial

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:29

Jovens universitários de São Pedro do Sul e região, no centro do Estado, participam de um programa de capacitações que lhes dará conhecimento necessário para entender o funcionamento dos negócios e cujo resultado final pode ser o início de um projeto empresarial desenvolvido por eles. Para isso, o Sebrae no Rio Grande do Sul firmou parceria com o Pólo de Ensino da Universidade Anhanguera (Uniderp) na cidade gaúcha localizada a 333 quilômetros de Porto Alegre. Inicialmente, por meio dessa iniciativa, mais de 60 pessoas devem ser beneficiadas com o aprendizado dos conceitos essenciais e estimuladas a tornarem-se empreendedoras.

Três turmas, com 23 universitários cada uma, estão previstas para realizar o ciclo de aprendizado que é composto por palestra, oficina e kit de estudo. O primeiro grupo teve início na sexta-feira (28), com a Palestra 'Empreendedorismo: uma oportunidade?'. A aprendizagem continua esta semana na sexta-feira e no sábado (4 e 5), com a oficina 'Elaborando um Plano de Negócio'. Na seqüência, os participantes recebem um kit de estudo autônomo do Curso 'Aprender a Empreender'. Conforme a gestora do pólo da Uniderp na cidade, Marli Damiani, as ações serão realizadas na sede da instituição (rua Sete de Setembro, 581, Centro) e têm o objetivo de capacitar os alunos e estimulá-los a formar uma Empresa Jr.

Estudantes dos cursos de Administração, Gestão em Marketing, Serviço Social, Gestão em Recursos Humanos, Gestão em Serviços de Saúde, Ciências Contábeis e Pedagogia vão participar. “Há tempos trabalhamos com a idéia de incentivar e fomentar a criação de Empresas Jr. entre aos alunos. Porém, vimos que era necessário um suporte para que pudessem iniciar o processo e soubessem todas as realidades de abertura de um negócio. A parceria com o Sebrae/RS vem ao encontro dessa nossa demanda”, explica Marli. Ela ainda destaca que os conteúdos propostos vão agregar valor ao ensino da graduação e contribuir para as metas de formação profissional que a instituição de ensino busca.

Fomento

A intenção da Uniderp é que até o início de 2010 pelo menos uma Empresa Jr. seja constituída. O pré-requisito para os alunos interessados em criar uma delas é que tenham participado das capacitações agora em andamento. O assistente técnico da Regional Sebrae/RS Centro Carlos Eduardo Machado dos Santos explica que a expectativa da Instituição com esta parceria é sensibilizar os alunos para a prática do empreendedorismo. “O público universitário tem potencial e está em constante processo de criação. Vamos levar-lhes outros pontos importantes, como as bases de estruturação, funcionamento e necessidade de abertura e manutenção de um negócio”, ressalta. O Sebrae/RS promove esta ação por meio de seu Projeto 'Fomento ao Empreendedorismo do Centro'.

Conforme a Uniderp, a Empresa Jr. é uma associação civil sem fins lucrativos de cunho educacional, cultural, social, tecnológico e científico, de caráter acadêmico e administrada por alunos dos cursos de graduação. Sua finalidade é viabilizar a aproximação dos conceitos teóricos à prática. Com a iniciativa, os acadêmicos começam a vivenciar o cotidiano de uma organização. A intenção é imitar o máximo possível o dia-a-dia de uma empresa, fazendo com que os estudantes assumam cargos e funções variadas, proporcionando à sociedade serviços de consultoria com qualidade, tempo hábil e preços acessíveis.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições