USP fica entre as cem melhores universidades do mundo em ranking da área de saúde

USP fica entre as cem melhores universidades do mundo em ranking da área de saúde

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Depois de cair e ficar fora do ranking das 200 melhores universidades do mundo, organizado pelo jornal britânico The Times, a USP voltou a se destacar internacionalmente e foi classificada entre as cem melhores instituições do mundo na área de saúde.

A avaliação também é feita pelo The Times e faz parte de um suplemento publicado anualmente pelo jornal desde 1971. Este ano, a USP subiu 22 posições e ocupou o 92º lugar do ranking THE (Times Higher Education supplement). No ano passado, a universidade foi eleita a 114º melhor do mundo na área.

O primeiro lugar do ranking foi ocupado pela universidade americana de Harvard. No ano passado, ela também foi eleita pelo The Times como a melhor do mundo na área de saúde.

A segunda e a terceira posições no ranking ficaram com duas instituições britânicas, Cambrigde e Oxford, respectivamente.

Na avaliação geral, divulgada em outubro deste ano, a USP caiu do 196º lugar para o 207º, ficando de fora do ranking Times Higher Education 2009-QS World University.

Ranking das melhores universidades do mundo na área de saúde

Universidade   

 Posição em 2009

Posição em 2008

Universidade Harvard

Universidade de Cambrigde

Universidade de Cambrigde

Universidade de Oxford

Universidade de Stanford

Universidade de Berkeley

Universidade de Johns Hopkins

Universidade de Tóquio

15º

MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts)

Universidade Yale

Universidade Mcgill

10º

10º

Ranking chinês

A universidade também está entre as cem melhores em saúde no ARWU (ranking acadêmico de universidades do mundo), publicado anualmente pelo Centro de Universidades de Classe Mundial e pelo Instituto de Educação Superior da Universidade Jiao Tong, em Xangai, na China.

No ranking chinês - que classifica as instituições em faixas -, a USP ficou entre o 77º e o 100º lugar na área de medicina clínica e farmácia. Em 2008, a universidade havia ficado em uma posição semelhante: entre o 76º e o 107º lugar.

Já no quadro geral do ARWU, a universidade aparece na faixa que vai do 101º ao 151º lugar, tanto em 2008 como em 2009.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições