USP, Unicamp e Unesp irão compor universidade virtual em São Paulo

USP, Unicamp e Unesp irão compor universidade virtual em São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

São Paulo irá receber nos próximos meses mais um reforço em seu sistema de ensino a distância: a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). O anúncio foi feito no último domingo, 14 de setembro, pelo presidente do comitê científico da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), Waldomiro Loyola. Ele representou o secretário de Ensino Superior do estado de São Paulo, Carlos Vogt, na cerimônia de abertura do 14° CIAED (Congresso Internacional ABED de Educação a Distância), em Santos.

Segundo Loyola, a Univesp não representa uma nova instituição, mas sim uma ação cooperativa que integra cursos de graduação e pós-graduação lato sensu a distância das universidades estaduais paulistas - USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e Unicamp (Universidade de Campinas). "O objetivo do projeto é expandir o ensino superior público do estado por meio do uso de tecnologias. Um crescimento não só no aumento das vagas, mas também na ampliação do alcance geográfico", explica ele. A iniciativa se assemelha ao Consórcio Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), órgão que reúne as universidades públicas fluminenses.

A formação da Univesp, de acordo com o presidente do comitê científico da Abed, será integrada. Enquanto a secretaria de Ensino Superior de São Paulo entra com recursos financeiros para que o projeto saia do papel, as instituições paulistas devem oferecer parte de seus recursos humanos - professores e colaboradores - para o desenvolvimento dos cursos que irão integrar a universidade. "Cada universidade terá um comitê Univesp que será responsável pelo acompanhamento das propostas, suporte na elaboração e proposição dos novos cursos e serviços, e supervisão acadêmica", cita Loyola. "A autonomia das instituições também será preservada nesse projeto", acrescenta ele.

Sugestão de Imagem:

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições