USP vota hoje propostas que mudam o vestibular da Fuvest

USP vota hoje propostas que mudam o vestibular da Fuvest

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:45

O Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) analisa nesta quinta-feira (28) cinco propostas de mudanças no vestibular. As sugestões de um grupo de trabalho já foram colocadas na reunião do mês passado, quando apenas alterações no bônus para estudantes de escolas públicas foram aprovadas.

Com as propostas, a nota de corte mínima, que estabelece quais candidatos passam para a segunda fase, subiria de 22 para 27 - ainda que com isso não fossem preenchidas todas as vagas dos cursos com baixa demanda. Também aumentaria a nota de corte média dos demais cursos com uma ponderação do número de aprovados para a segunda fase menor. Em compensação, quem tivesse boa nota, mas não conseguisse uma vaga no curso mais concorrido poderia solicitar um lugar em outro curso depois da terceira chamada.     Na primeira reunião sobre o tema, no final de março, as alterações geraram protestos de alunos que consideram as medidas restritivas. A USP já tem enfrentado manifestações de diferentes áreas por decisões polêmicas e o conselho decidiu votar apenas as que recebem menos críticas. Nesta quinta-feira, foi apresentado um estudo sobre o impacto que o bônus e a nova nota de corte teriam no ingresso de alunos de rede pública de ensino. Segundo o levantamento, se as duas regras tivessem valido em 2010, um estudante de escola pública teria sido aprovado a mais. Em 2011, a aprovação deste público teria aumentado em 11 alunos.

O estudo apresentado indica que as medidas não seriam restritivas para os alunos de escolas públicas. A aprovação das novas regras, no entanto, ainda não foi definida.

Bônus maior

No mês passado, ficou definido que o bônus para alunos oriundos de escolas públicas pode chegar até 15% da nota no processo seletivo e será todo baseado no desempenho do aluno. Até o último vestibular, os alunos conseguiam 3% de bônus somente por terem frequentado escola pública no ensino médio e poderiam chegar a 12% no total conforme o resultado em avaliação.

Calendário

Na última terça-feira (26), a USP e mais seis universidades de São Paulo divulgaram um calendário do vestibular 2012 , para que os candidatos interessados possam concorrer a todas.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições