Valeu Professor, projeto em homenagem aos educadores, movimenta São Paulo

Valeu Professor, projeto em homenagem aos educadores, movimenta São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Secretaria Municipal de Educação promove nos dias 2 e 3 de outubro uma maratona de mais de 24 horas de atividades artísticas, culturais, gastronômicas, lúdicas e esportivas em todas as regiões da cidade. Serão mais de cem eventos para abrir as festividades do mês da Educação. A duas semanas do início do projeto, já estão com capacidade esgotada mais de 20% dos 43 eventos com vagas limitadas.  

Por mais de 24 horas ininterruptas São Paulo vai se transformar num grande palco de mais de cem eventos para homenagear e agradecer seus educadores. É o Valeu Professor - uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, realizada pela Secretaria Municipal de Educação. Das 12 horas da sexta-feira, 2 de outubro, até as 18h30 do sábado, dia 3, uma bateria de atividades culturais, gastronômicas, lúdicas e esportivas em vários pontos da cidade abre as comemorações do mês da Educação. Faltando duas semanas para o início do projeto, mais de  20% dos 43 eventos com vagas limitadas já estão com a capacidade esgotada.

O site www.prefeitura.sp.gov.br/valeuprofessor traz a programação completa desta maratona, que vai abranger desde o centro expandido - Prefeitura Municipal, Mercado Municipal, Galeria Olido, Pinacoteca do Estado, Museu da Língua Portuguesa, Parque da Luz, Casa das Rosas, Centro Cultural São Paulo, Parque do Ibirapuera, Museu de Arte Moderna (MAM) - até os 16 Centros Educacionais Unificados (CEUs).

Em alguns desses espaços a cidade vai mostrar pinturas, gravuras, desenhos, shows e obras literárias feitas por educadores. A tradicional festa do professor, marcada para 07 de outubro no Anhembi, promoverá a premiação do Professor Emérito e Professor de Destaque um show do cantor e compositor Milton Nascimento.

Por meio de um convênio assinado com a Associação Nacional de Livros (ANL) e a Câmara Brasileira do Livro (CBL), os mais de 80 mil educadores do município, ativos e aposentados, poderão a partir de outubro comprar livros com 20% de desconto em mais de 200 livrarias da cidade com o Cartão do Educador, lançado pelo prefeito Gilberto Kassab.

Diversidade de atrações

Na página eletrônica, o educador poderá conferir todas as atrações e se inscrever nos eventos com capacidade limitada como visitas monitoradas à exposição "Matisse Hoje" na Pinacoteca do Estado, ao Jardim das esculturas do MAM e ao Mercado Municipal (diurnas) e ao Parque da Luz (noturna). Há ainda caminhada e passeio de ciclístico noturnos no centro, roteiros especiais do turismetrô, visitas e oficinas no museu Afro, oficina de ritmos brasileiros e ervas aromáticas no Parque do Ibirapuera e workshops com chefs de cuisine no Mercado Municipal.O passeio ciclístico, inclusive, é aberto ao público.  

A maior parte da programação não tem restrição de vagas como o encontro com os escritores Milton Hautom, Fernando Bonassi e Phillipe Barcinski e as apresentações da Escola de Música da Secretaria Municipal de Cultura no Centro Cultural São Paulo;  as sessões de cinema, aulas de dança de salão e récita da Camerata da Editora Callis na Galeria Olido; a programação especial no Museu da Língua Portuguesa, o sarau no Parque da Luz, o espetáculo de dança e o sarau na Casa das Rosas; e as palestras de 20 escritores livros educativos e infanto-juvenis nos CEUs.   

O Parque do Ibirapuera vai concentrar boa parte das atividades: caminhada, dança circular, exibições especiais no Planetário, visitas ao Viveiro Manequinho Lopes,  a exposição fotográfica "A Flor na Paisagem" e as apresentações do coral e da banda da Rede Municipal de Ensino e da Banda Musical Operária da Lapa. Além do espetáculo da Escola Municipal da Bailado, a arena do parque vai receber cinco shows: da professora Vilma (chorinho), das bandas RiverBoat’s Jazz, Metro do Sertão e Billboard e do Quinteto de Metais da Orquestra Municipal de Repertório.  

O professor e sua arte

O hall Monumental da Prefeitura de São Paulo, o Mercado Municipal e os CEUs vão se transformar em espaços privilegiados para que os educadores possam expor ao público o talento nas Artes Plásticas, Literatura e Música. Sob coordenação de  Antonio Maschio, uma equipe de curadores está selecionando pinturas, gravuras e desenhos, concebidos por educadores, para compor uma exposição a ser exibida na Prefeitura de São Paulo, de 2 a 15 de outubro, seguindo para outros locais como as estações do Metrô e os CEUs.

A praça de alimentação do Mercado Municipal e os teatros dos CEUs serão ocupados por shows de professores músicos. Mais de dez educadores, que são autores de obras literárias publicadas e cadastradas na Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação, compartilharão suas experiências com os colegas nos CEUs.

Além dessas atrações, o Valeu Professor vai promover uma série de atividades como oficinas e palestras sobre beleza e estética, sessões de filmes selecionados  em parceria com a Cinemagia, Apace e Consulado Francês, espetáculos teatrais, atividades físicas e de medicina tradicional chinesa.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições