Veja o guia do vestibular de inverno

Veja o guia do vestibular de inverno

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:13

Quem pretende entrar em uma faculdade no segundo semestre, ou quer fazer um vestibular de inverno para treinar para as provas de final de ano, precisa se apressar. Muitos prazos de inscrições para os vestibulares de meio de ano promovido por mais de 80 instituições de ensino superior estão terminando nas próximas semanas.


O G1 traz abaixo os links com o calendário do vestibular em cada um dos estados, com informações sobre prazo de inscrição, calendário, valor da taxa de inscrição e links dos editais.

A temporada de inverno começou para os vestibulando no último domingo, quando aUniversidade Federal de Goiás (UFG) realizou a prova da primeira fase do seu processo seletivo de meio de ano.

Em São Paulo, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), encerra as inscrições nesta quinta-feira (10). A instituição oferece 465 vagas em 13 cursos. Algumas universidades particulares tradicionais, como o Mackenzie, ESPM, FAAP, FGV e a PUC-SP, também vão fazer processos seletivos neste meio de ano.


Em Minas Gerais, pelo menos 18 instituições oferecem vagas para o segundo semestre. Algumas universidades já encerraram as inscrições do vestibular do meio do ano, entre elas as federais de Juiz de Fora, São João del-Rei e Uberlândia. A Federal do Triângulo Mineiro, porém, aceita candidatos até a próxima segunda-feira (14). A Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas também segue com as inscrições abertas até o dia 16 de maio, a Uni-BH encerra o período de inscrições no dia 22 e o Ibmec aceita candidatos até 10 de junho.


No Rio, haverá provas do primeiro exame de qualificação da Universidade do Estado do Rio de janeiro (Uerj), mas relativas ao processo seletivo do final de ano. Algumas instituições vão oferecer vestibulares de meio de não, como a ESPN, Insper e PUC-Rio.


No Distrito Federal, a Universidade de Brasília já encerrou as inscrições para o vestibular de meio de ano. Serão oferecidas quase 4 mil vagas.
Outros grandes processos seletivos, como Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os vestibulares da Fuvest e Unicamp, serão realizados no final do ano.


VAI PRESTAR VESTIBULAR NO MEIO DO ANO? VEJA ALGUMAS DICAS PARA SE SAIR BEM NA PROVA

COMO SE PREPARAR
A preparação para o vestibular deve começar bem antes das provas. Além de dominar os conteúdos das disciplinas exigidas nos exames, o estudante deve treinar a resolução de questões dos principais vestibulares, cuidar da alimentação e buscar formas para controlar a ansiedade.  

COMO CONTROLAR A ANSIEDADE
A época dos vestibulares exige o controle da ansiedade de estudantes e dos pais. Para especialistas, a medida da tensão das famílias com a chegada das provas das universidade pode ser decisiva para um bom ou mau desempenho dos jovens.

O QUE COMER?
O estudante deve fazer de cinco a seis refeições por dia, o que inclui café da manhã, almoço, jantar e lanches leves intercalados. Manter os salgados, doces e refrigerantes longe da boca ajuda a manter o peso e a sentir-se bem disposto. Um cardápio equilibrado tem frutas, verduras e legumes e alimentos que podem fortalecer as funções do cérebro, como peixes e linhaça.

ALÉM DOS ESTUDOS
Além da rotina de estudos, o jovem deve manter a rotina de exercícios, se fizer academia ou alguma atividade esportiva, e aproveitar as tardes de sábado e os domingos para descansar, sair com amigos e fazer outras atividades de lazer, sem exageros.

REDAÇÃO
Se o vestibular exigir uma prova de redação, o candidato deve estar atento a algumas questões. A recomendação é para que os alunos avaliem o tema, esbocem um rascunho, e só depois façam as questões de língua portuguesa. Fugir ao tema e fazer textos com estilo de auto-ajuda são alguns dos erros comuns nas redações. 

OUTRAS DICAS
- Não estudar muitas horas por dia
- Prestar atenção nas aulas e nas dicas dos professores
- Responder questões de vestibulares anteriores, pois muitos modelos são mantidos
- Ler revistas, jornais, livros e sites informativos
- Aos alunos que ainda estão no segundo ano do ensino médio, vale a pena prestar vestibular como treineiro
- Revisar a matéria do dia, em casa

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições