Vestibular da Fuvest começa às 13h deste domingo com 146 mil inscritos

Vestibular da Fuvest começa às 13h deste domingo com 146 mil inscritos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:20

A jornada em busca de uma vaga nos cursos da Universidade de São Paulo começa neste domingo (27) para os 146.885 candidatos inscritos no vestibular da Fuvest. A prova da primeira fase começa às 13h quando os portões serão fechados nos 114 locais de exame espalhados por 24 municípios do estado de São Paulo. Quem chegar atrasado não vai poder entrar e estará eliminado do vestibular. Também é proibido entrar no local de prova portando telefone celular. A prova terá cinco horas de duração. Saber administrar o tempo é muito importante. A prova conterá 90 questões sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: português, história, geografia, matemática, química, física, biologia, inglês e terá algumas questões Interdisciplinares. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco alternativas, das quais apenas uma é correta. A duração da prova será de 5 horas. Não haverá tempo adicional para transcrição das respostas para a folha ótica. Não haverá redação.

O gabarito será divulgado na noite deste domingo. Também à noite o G1 vai fazer um chat ao vivo com professores dos cursinhos Objetivo, Singular Anglo e Universitário, que vão comentar a prova e tirar dúvidas dos internautas. Você pode mandar perguntas pelo Twitter para as hashtag #g1vestibular ou #g1entrevista antes ou durante o chat.

O G1 também vai trazer a correção das questões em arquivos PDF preparados por professores dos cursinhos Anglo, Cursinho da Poli, Etapa e Objetivo.

Prova da Fuvest (Foto: G1) Chegue cedo ao local de prova

A Fuvest recomenda que os estudantes cheguem muito cedo ao local de prova, com pelo menos uma hora de antecedência. O candidato pode levar água e alimentos para ingerir durante a prova. 

No vestibular da Fuvest , os candidatos disputam 10.852 vagas em cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP) e mais cem vagas na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. O site da Fuvest traz a lista dos locais de prova separados de acordo com o número de inscrição do candidatos. É importante ver com antecedência os caminhos mais fáceis para chegar ao local. Quem for fazer aprova em São Paulo pode também pesquisar os itinerários dos transportes públicos pelos site da SPTrans , do Metrô e da CPTM .

Quatro escolas que receberão os candidatos para a prova estão na região do autódromo de Interlagos, onde haverá o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 neste domingo.  Vias do entorno serão interditadas ou terão suas direções alteradas desde sábado.

Na entrada do prédio do seu local de prova estará afixado as listas com todos os nomes dos candidatos que farão a Fuvest naquele local. Você deve procurar o seu nome e ver qual é a sala onde fará a prova. Como controlar os nervos

O professor Alcides Affonso, do cursinho pH, recomenda entrar cedo na sala para já ir se ambientando (veja o vídeo ao lado). Na hora de começar a prova, é preciso ter atenção. “Comece a resolver a prova pelas questões mais fáceis, pela matéria mais fácil. Não se preocupe em acabar a matéria toda de uma vez. Depois de resolver todas as questões fáceis da prova, volte para as mais difíceis. Assim é possível fazer o exame com um pouco mais de tranquilidade”, diz.

E se bater o nervosismo? E se de um 'branco'? “Inspire e expire devagar, coma alguma coisa, beba água. Pare durante um, dois ou três minutos. Esse cuidado não é perda de tempo, mas um investimento na sua calma”, orienta o professor. “O que não pode é permitir que a ansiedade domine. Mais informações sobre a prova podem ser obtidas no Manual do Candidato

Mudanças

A prova deste ano inaugura um pacote de mudanças. A nota da primeira fase volta a ter peso na nota final do candidato. Em 2009, a primeira fase havia deixado de valer na nota final e servia apenas para classificar o candidato para a segunda fase.

Outras mudanças são a redução do número de perguntas (de 20 para 16) da segunda prova da segunda fase do vestibular; o aumento da nota de corte da primeira fase de 22 para 27 pontos; a aprovação de dois a três estudantes por vaga com nota acima da mínima para a segunda fase - hoje são três candidatos; e a opção do vestibulando mudar de carreira caso não seja convocado após a terceira chamada. A lista de aprovados na primeira fase será divulgada em 19 de dezembro. A segunda fase do vestibular da Fuvest será aplicada entre os dias 8 e 10 de janeiro. Outras provas de habilidades específicas ocorrem de 11 a 13 de janeiro. O resulltado sai em 4 de fevereiro, com matrícula em 8 e 9 de fevereiro.

Engenharia civil é o mais concorrido

O curso mais concorrido é o de engenharia civil em São Carlos, com 52,27 candidatos por vaga. Em segundo lugar está medicina (51,18) e em terceiro vem publicidade e propaganda (47,20).

No último vestibular, o curso de medicina foi o mais concorrido (49,25), seguido por publicadade e propaganda (44,44) e relações internacionais (37,82). O curso de engenharia civil de São Carlos apareceu no vestibular de 2011 em quinto lugar com média de 36,52 candidatos por vaga.

O curso com menor concorrência é o de saúde pública, lançado este ano pela USP, que registrou média de 1,30 candidato por vaga. Também tiveram baixa procura os cursos de licenciatura em geociências e educação ambiental (2,30), licenciatura em ciências exatas &S722; São Carlos (2,48), ciências da atividade física &S722; USP Leste (2,63) e ciências da informação e da documentação &S722; Ribeirão Preto (2,78). Do total de inscritos, 18.799 candidatos são "treineiros", que se inscreveram em carreiras genéricas de exatas, humanas e biológicas          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições