Vestibular da Unb será realizado neste fim de semana para 25 mil

Vestibular da Unb será realizado neste fim de semana para 25 mil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:18

Neste final de semana, mais de 25 mil candidatos devem participar do 1º vestibular da Universidade de Brasília (UnB). Estão em jogo 2.092 vagas nos quatro campi da instituição (Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina), lembrando que outras 2.092 serão destinadas exclusivamente aos participantes do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Os estudantes devem ficar atentos ao horário. As provas começam às 13h em ponto e atrasos não são tolerados. Os portões serão abertos com uma hora de antecedência. Os candidatos podem conferir no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB (Cespe) , os locais onde farão as provas. Haverá aplicação em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga (todas no Distrito Federal) e também nas cidades de Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). Em cada dia de avaliação (sábado e domingo), os candidatos terão cinco horas para responder as provas objetivas e fazer a redação, que será aplicada no sábado. Vale lembrar que os cartões de respostas devem ser preenchidos com caneta esferográfica preta, fabricadas em material transparente. É preciso levar ainda documento de identidade com foto e o comprovante de inscrição.

Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados no dia 14 de dezembro, mesma data em que os estudantes que se inscreveram para o sistema de cotas saberão se foram aprovados na entrevista realizada previamente. Os reprovados concorrerão às vagas pelo sistema universal. Os candidatos terão dois dias (15 e 16 de dezembro) para apresentar recursos contra o gabarito. A nota provisória da redação será conhecida no dia 10 de janeiro de 2012.

Os resultados finais do vestibular serão divulgados no dia 7 de fevereiro do ano que vem. Os aprovados farão matrícula entre 13 e 15 de fevereiro.

Demanda

O curso mais disputado pelos candidatos do vestibular da UnB é medicina. Cada uma das 14 vagas oferecidas pelo sistema universal (que engloba todos os candidatos não-cotistas) será disputada por 130 candidatos. Entre os cotistas, a concorrência também será alta. Ao todo, 289 estudantes vão concorrer a quatro vagas, uma relação de 72 candidatos por vaga.

Do total de inscritos, 539 vão participar como treineiros e não disputam as vagas. Além disso, 3.856 candidatos concorrem sistema de cotas para negros da UnB, que oferece 421 vagas.

Mudanças

Este ano, as provas do vestibular terão, no mínimo, quatro questões do tipo D (construídas por textos, gráficos, diagramas e desenhos), nas quais pelo menos a metade avaliará o desempenho do candidato na elaboração de textos. Nos dois dias de avaliação, é preciso alcançar 20% da pontuação máxima total dessas questões para não ser eliminado.

A redação, além de eliminatória, passará a ser classificatória. Em 2011, o vestibular se igualou ao PAS e apresenta os mesmos tipos de itens. As provas vão compreender questões dos tipos A (certo e errado), B (resposta numérica), C (múltipla escolha) e do tipo D (discursiva).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições