Vestibular do ITA vai de terça a sexta-feira

Vestibular do ITA vai de terça a sexta-feira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:03

Candidatos a uma das 130 vagas do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, no interior de São Paulo, começam a prestar vestibular nesta terça-feira, dia 14. A série de provas se estende até sexta, dia 17, sempre das 8h às 12h. Neste ano, participam do vestibular 7626 estudantes que esperam cursar um dos seis tipos de engenharia oferecidos pelo instituto: aeronáutica, mecânica-aeronáutica, aeroespacial, de Computação, eletrônica e e civil-aeronáutica..

O exame é composto de questões de física (14/12), português e inglês (15/12), matemática (16/12) e química (17/12). O ITA não enviou comprovante de inscrição aos candidatos, que devem anotar o número, o endereço e a sala onde farão as provas divulgados – informações que foram divulgadas no site site www.ita.br. Recomenda-se aos participantes que cheguem ao local do exame 45 minutos antes do horário estabelecido para o início das provas, com trajes adequados (não é permitido, por exemplo, bermuda, chinelos, camiseta regata etc) e munido de carteira de identidade, lápis, caneta esferográfica preta, caneta ponta porosa preta, borracha macia e régua.

O candidato que faltar a uma das provas não poderá fazer as demais. Os gabaritos serão divulgados no dia 22 de dezembro, e os aprovados em 30 de dezembro, pela internet. Os candidatos habilitados também receberão, individualmente, comunicação por carta registrada e telefone.

Mais inscritos este ano

O curso de engenharia aeronáutica é o mais procurado entre os oferecidos pelo ITA. De acordo com as estatísticas do vestibular 2011, o total de 7626 alunos que se inscreveram é superior ao de candidatos do ano passado, de 6503.

São oferecidas 130 vagas para os seis tipos de engenharia, das quais 50 são para a carreira militar e 80 para ingresso de candidatos civis. A engenharia aeronáutica recebeu 2.198 inscrições, seguida pela mecânica-aeronáutica (1.352 candidatos), aeroespacial (1.246), de Computação (1.030), eletrônica (953) e civil-aeronáutica (847). Na opção por carreira, a militar recebeu 3.091 inscrições, enquanto a civil tem 3.842 candidatos. São treineiros (aqueles que não acabaram o ensino médio) 693 participantes. As mulheres que se inscreveram somam 1.771, representando 23,3% do total, um pequeno crescimento em relação ao grupo no ano passado, que era de 21,3%.

A maioria dos candidatos inscritos, assim como na Universidade Estadual de São Paulo (USP), é de escolas particulares. Os alunos que estudaram nas privadas somam 67,3% dos participantes. Em seguida estão os de escolas estaduais, atingindo 23,8%. Os de federais representam 7,7% e os de municipais, 1,2%. Do total de candidatos inscritos, 31,1% fizeram curso preparatório.

Este ano, o ITA apresentou duas novidades no processo seletivo. Não existiu mais limite de idade para se inscrever (antes o instituto só aceitava candidatos de até 23 anos) e um curso novo, o de engenharia aeroespacial. Tais fatores podem ter contribuído para o aumento no número de participantes.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições