MENU

Vestibular exclusivo da UFSCar para indígenas tem mais de cem candidatos inscritos. Provas acontecem em fevereiro

Vestibular exclusivo da UFSCar para indígenas tem mais de cem candidatos inscritos. Provas acontecem em fevereiro

Atualizado: Sexta-feira, 16 Janeiro de 2009 as 12

Os cursos mais concorridos foram Medicina, Enfermagem e Fisoterapia. A convovação para as provas será divulgada pela Internet no próximo dia 27 de janeiro. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebeu 111 inscrições para o Vestibular 2009 voltado, exclusivamente, para candidatos indígenas das etnias brasileiras. Deste total, 102 inscrições foram deferidas, atendendo às exigências de documentação e comprovação de vínculo com etnias nacionais estabelecidas no edital.

Os cursos mais procurados foram os da área das Ciências Biológicas e da Saúde, com destaque para Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. No total, foram oferecidas 57 vagas, sendo uma em cada curso de graduação presencial da UFSCar.

A relação das inscrições deferidas já está disponível em www.vestibular.ufscar.br e na página da Vunesp, em www.vunesp.com.br. No próximo dia 27 de janeiro, também pela Internet, será divulgada a convocação para as provas, que serão realizadas nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2009, no campus São Carlos da UFSCar. O Vestibular será aplicado em fase única com questões de Leitura, Compreensão e Interpretação de Texto, Ciências Naturais, Matemática, História e Geografia, além de prova oral. Os candidatos indígenas inscritos no curso de Educação Musical também farão prova de aptidão. A divulgação dos resultados ocorre no dia 21 de fevereiro e o início das aulas em março.

Em 2008, a UFSCar ofereceu pela primeira vez um processo seletivo exclusivo para candidatos indígenas, o que tornou a Universidade a primeira instituição de Ensino Superior pública do Estado de São Paulo a promover uma seleção nessa modalidade. O Vestibular voltado para indígenas só foi possível por meio do Programa de Ações Afirmativas, aprovado em dezembro de 2006 na UFSCar, que determinou a criação de uma vaga adicional em cada curso oferecido pela Universidade voltada para candidatos das etnias brasileiras.

Mais informações podem ser obtidas no Manual do Candidato, disponível em www.vestibular.ufscar.br ou em www.vunesp.com.br .

veja também