MENU

Mundo

Abalada por terremotos, Nova Zelândia amplia emergência

Abalada por terremotos, Nova Zelândia amplia emergência

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

As autoridades da Nova Zelândia estenderam por uma semana o estado de emergência no sul do país após o terremoto de magnitude 7 do último sábado e das fortes réplicas que seguem atingindo o país.

Uma réplica de magnitude 5,1 na manhã desta quarta provocou mais danos nas dezenas de milhares de casas e infraestruturas afetadas na ilha do sul, especialmente na cidade de Christchurch, a segunda maior do país, com cerca de 380 mil habitantes.

O prefeito da cidade, Bob Parker, explicou que os danos causados pelo terremoto são mais graves que o imaginado anteriormente em Christchurch, cujo centro continua isolado por dezenas de homens do exército.

"À medida que se descobre o desastre, vamos vendo áreas muito mais afetadas do que pensávamos. De fato, os danos são muito maiores do que pensávamos", disse à imprensa local. Autoridades calculam que os danos, só em imóveis, passarão de dois bilhões de dólares neozelandeses (cerca de US$ 1,4 bilhões).

O tremor de magnitude 7 aconteceu durante a madrugada do sábado passado, a 28,4 quilômetros de profundidade, com epicentro no mar, 31 quilômetros ao noroeste de Christchurch.

Uma pessoa morreu, vítima de um ataque ao coração, e dezenas ficaram feridas, duas em estado grave, por conta do tremor, que derrubou fachadas inteiras de edifícios e danificou o pavimento de ruas. Cerca de 100 mil casas (metade do total) na região de Canterbury foram afetadas pelo terremoto, e o governo declarou toque de recolher em Christchurch entre 19h e 7h para evitar saques em lojas e supermercados.

A Nova Zelândia, que está na falha entre as placas tectônicas do Pacífico e da Oceania, sofre cerca de 14 mil terremotos por ano. A maioria é de baixa intensidade, mas entre 100 e 150 têm força suficiente para serem percebidos.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições