MENU

Mundo

Abbas e Netanyahu estão 'pondo a mão na massa', diz Hillary

Abbas e Netanyahu estão 'pondo a mão na massa', diz Hillary

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

Os líderes palestino e israelense estão "pondo a mão na massa" e abordando as principais questões do conflito no Oriente Médio, disse nesta quarta-feira (15) a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton.

No entanto, nos comentários feitos antes do início do segundo dia de conversações, ela não deu indicações de que os dois lados estejam mais próximos de resolver as divergências sobre os assentamentos judeus na Cisjordânia ocupada, que ameaçam o futuro das negociações mediadas pelos EUA. "Eles estão pondo a mão na massa", disse Hillary, referindo-se ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e ao presidente palestino, Mahmoud Abbas, com quem se reunirá no fim do dia para dar prosseguimento, no Egito, às conversações mantidas na terça-feira.

"Eles começaram a tratar dos assuntos centrais que só podem ser resolvidos em negociações cara-a-cara", declarou Hillary depois de se encontrar com o presidente de Israel, Shimon Peres.

'Obstáculos imediatos'

Nesta segunda, os Estados Unidos admitiram a existência de "obstáculos imediatos" no recente diálogo de paz entre Israel e os palestinos, estimando que haverá um "período decisivo" nas próximas semanas.

"Enfrentamos obstáculos imediatos, que esperamos resolver nas duas próximas semanas", declarou Philip Crowley, porta-voz do departamento de Estado.

O fim do congelamento parcial das colonizações judaicas segue programado para o dia 26 de setembro e os palestinos já advertiram que tal decisão sepultará o diálogo direto que acaba de ser retomado.

O presidente americano, Barack Obama revelou na semana passada que pediu a Netanyahu que prolongue a moratória sobre as colonizações.

Sem citar este caso em particular, Crowley disse hoje que "para superar os desafios imediatos" as duas partes deverão "adaptar às posições que já adotaram publicamente sobre os temas essenciais".

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições