MENU

Mundo

Abbas pede reconhecimento do Estado palestino na ONU

Abbas pede reconhecimento do Estado palestino na ONU

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:43

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, pediu à comunidade internacional nesta terça-feira (17) que reconheça o Estado palestino na Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro e apoie sua integração à entidade mundial.

Em um artigo no "The New York Times", Abbas disse que a pressão política dos EUA não conseguiu impedir o programa de assentamentos israelenses nos territórios ocupados da Cisjordânia e que os palestinos 'não podem esperar indefinidamente' por um Estado próprio.

Presidente palestino, Mahmoud Abbas, em foto de janeiro deste ano (Foto: Asmaa Waguih/Reuters)

  'Nossa busca pelo reconhecimento como um Estado não deveria ser vista como um ato para chamar a atenção; perdemos muitos de nossos homens e mulheres para estarmos fazendo um teatro político', disse ele em seu artigo, publicado três dias antes de o presidente norte-americano, Barack Obama, receber o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca.

'Pedimos a todos as nações amistosas e pacíficas para que se juntem a nós na realização de nossas aspirações nacionais, reconhecendo o Estado da Palestina segundo a fronteira de 1967 e apoiando sua admissão às Nações Unidas', disse Abbas, referindo-se às fronteiras que delimitam a Cisjordânia e a Faixa de Gaza.

A visita de Netanyahu a Washington, onde também falará diante de uma reunião conjunta do Congresso norte-americano em 24 de maio, é amplamente vista como parte da tentativa diplomática de Israel de persuadir importantes agentes internacionais contra o pedido palestino de ingressar na ONU.

Os Estados Unidos têm reagido com frieza à ideia de um reconhecimento da ONU e pediu aos palestinos e à Israel para que não tomem medidas unilaterais que poderiam colocar em risco um acordo de paz final.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições