MENU

Acidente aéreo mata pelo menos 13 na Venezuela, dizem bombeiros

Acidente aéreo mata pelo menos 13 na Venezuela, dizem bombeiros

Atualizado: Segunda-feira, 13 Setembro de 2010 as 3:29

A queda de um avião com 51 pessoas a bordo matou pelo menos 13 pessoas nesta segunda-feira (13) na Venezuela, segundo os bombeiros. Ao menos 21 pessoas sobreviveram à queda, segundo as autoridades médicas locais.

Vinte e três feridos foram levados a hospitais da região, mas dois deles morreram, segundo Yanitza Rodriguez, responsável por um dos hospitais.

O governador do estado de Bolívar, Francisco Rangel Gómez, disse que alguns, em estado mais grave, podem ser levados à capital, Caracas. Havia quatro tripulantes e 47 passageiros a bordo. Inicialmente, havia sido dito que havia um total de 47 pessoas na aeronave. Ainda não há notícias sobre o destino dos demais ocupantes, e os trabalhos de resgate continuavam nos destroços. "Esperamos encontrar mais sobreviventes", disse o governador.

O avião ATR-42 de fabricação francesa pertencia à empresa estatal Conviasa e fazia uma rota doméstica entre  Porlamar, na turística Isla de Margarita, e Ciudad Guayana. Inicialmente, as autoridades haviam dito que o avião partia de Ciudad Guayana.

O acidente ocorreu a pouco mais de 9 quilômetros de Puerto Ordaz, que faz parte de Ciudad Gayana e  fica a 730 km a sudeste da capital, Caracas.

O avião caiu próximo à entrada das instalações da Siderúrgica del Orinoco (Sidor). Apesar de ter caído numa área movimentada, ele não deixou vítimas em terra, segundo o governador, porque caiu em uma área usada como depósito de materiais usados.

O governador explicou que o acidente aconteceu depois que o avião registrou uma "perda de controle", que chegou a ser notificada à torre pelo piloto.

O ATR-42 atinge 555 km/h, tem capacidade para entre 44 e 50 passageiros e tem autonomia de voo de 1.611 km.

O último grande acidente aéreo na Venezuela havia ocorrido em 2008, quando um avião da empresa local Santa Barbara com 46 a bordo caiu em uma região montanhosa , matando todos a bordo.

veja também