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Acidente da Air France completa um ano sem explicação

Acidente da Air France completa um ano sem explicação

Atualizado: Segunda-feira, 31 Maio de 2010 as 9:41

No dia em que o acidente do voo 447 da Air France completa um ano - a aeronave caiu no Atlântico durante voo entre Rio e Paris na noite de 31 de maio de 2009, pelo horário brasileiro (1º de junho pelo horário europeu) - investigadores, pilotos e fabricante continuam sem conseguir explicar as razões da tragédia. Na próxima terça-feira (1º), a companhia organizará em Paris uma cerimônia privada em homenagem às 228 vítimas, seguida da inauguração de uma placa no cemitério de Père Lachaise.

São esperadas até 1.200 pessoas. As caixas-pretas ainda não foram encontradas, e parentes das vítimas que consideram que não foram investigadas todas as pistas. O presidente da associação Ajuda e Solidariedade AF447, Jean-Baptiste Audousset, é um deles.

- Não conseguimos entender por que encontraram apenas 3% ou 4% do avião. É inimaginável.

Quando anunciou o fim da terceira fase de buscas, Jean-Paul Troadec, diretor do BEA (sigla em francês para Escritório de Investigações e Análises), encarregado das investigações técnicas, disse que sem as caixas-pretas, que registraram os parâmetros do voo, ''será difícil ter uma investigação conclusiva''.

Como não encontraram muitos restos, os órgãos de aeronáutica sugerem com prudência que o avião deve ter se deslocado no momento do impacto com a água, como ocorreu com outro A330 da companhia líbia Al-Afriqiyah, quando aterrissou em Tripoli em meados de maio. Por enquanto, a única certeza é que as sondas Pitot que medem a velocidade da aeronave, fabricadas pelo grupo Thales, são ''um elemento que contribuiu para o acidente''.

Eric Derivry, porta-voz do SNPL, o principal sindicato de pilotos da Air France, diz que ''o ponto de partida é a deficiência das sondas, mas há um grande vazio entre esse fato (...) e a queda. O BEA repetiu várias vezes que esse elemento não bastava para explicar a tragédia, a tal ponto que suscitou questionamentos entre as famílias sobre sua maneira de levar a investigação adiante.

Michel Guérard, um dos responsáveis pela segurança do Airbus, afirma que o acidente é ''um drama e um mistério para a comunidade aeronáutica inteira''.

- Definitivamente, queremos saber as causas do acidente e seu desencadeamento.

Acidente pode ter tido outras causas

Vários especialistas destacam que o congelamento das sondas, que ficaram inoperantes no AF447, também ocorreu em outros aviões, sem que se produzisse acidente semelhante, o que faz pensar que há outras causas. Um especialista da Airbus explica:

- Pode se tratar de erro de pilotagem, de incidentes técnicos adicionais, mas as mensagens Acars [emitidas pela aeronave] não revelaram. E ninguém tem informações sobre o comportamento da tripulação.

Daí a importância de se encontrar as caixas-pretas. Espera-se que elas possam ser exploradas, mesmo depois de um ano submersas. Já foram realizadas três operações de buscas, em vão, o que provocou a frustração de pilotos e famílias das vítimas, que querem que os investigadores continuem procurando.

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