MENU

Mundo

Acusados de estupro e morte de jovem são declarados culpados na Índia

Acusados de estupro e morte de jovem são declarados culpados na Índia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:05

Acusados de estupro e morte de jovem são declarados culpados na ÍndiaUm tribunal de Nova Déli declarou como culpados nesta terça-feira (10) os quatro adultos acusados do estupro e morte de uma jovem em dezembro do ano passado, um crime que provocou um debate sem precedentes sobre a situação das mulheres na Índia, informou uma fonte judicial.

A corte estudará a condenação de Mukesh Singh, Vinay Sharma, Akshay Thakur e Pawan Gupta, que poderiam pegar pena de morte pelas 13 acusações em que foram considerados culpados, entre elas sequestro, estupro e assassinato.

"Todos os acusados - que estavam presentes na sala e cercados por um forte aparato de segurança - foram condenados em todas as acusações", afirmou o juiz Yogesh Khanna, segundo um advogado dos réus, V.K. Anand.

Os pais da vítima, que pediram a pena de morte para os acusados em várias ocasiões, escutaram o veredicto a poucos metros do magistrado e com "lágrimas nos olhos", segundo testemunhas presentes na sala.

Ampliar

Vítimas de estupro revelam frases dos agressores23 fotos

2 / 23
Vítima de estupro da cidade de Delaware, em Ohio (EUA), exibe papel com a seguinte mensagem: "Sorria. Mostre-me que você está feliz. Estou fazendo isso por você". Ela participa do projeto Unbreakable (inquebrável, em português), tumblr da fotógrafa norte-americana Grace Brown que reúne fotos de pessoas abusadas sexualmente segurando cartazes com frases ditas por seus agressores Leia mais Grace Brown/projectunbreakable.tumblr.com

Um quinto envolvido no crime, que é menor de idade, foi condenado em outro julgamento a três anos de reclusão em uma unidade correcional, uma decisão que causou indignação na família da vítima e em outros grupos sociais, que reivindicaram que o rapaz fosse julgado como um adulto e condenado à morte. Um sexto acusado, maior de idade, se suicidou na prisão, segundo a versão oficial.

A vítima, uma estudante de fisioterapia, retornava com um amigo do cinema no dia 16 de dezembro do ano passado e foi estuprada e torturada pelos seis homens após entrar em um ônibus em Nova Déli. A jovem morreu 13 dias depois em um hospital de Cingapura.

O ataque gerou uma onda de protestos no país asiático e levou a um profundo debate sobre a discriminação e a violência que as mulheres sofrem no país. Diante da magnitude dos protestos, o governo foi forçado a modificar a legislação e endurecer as penas contra os crimes sexuais e criar cortes de via rápida para os casos de estupro, entre outras medidas.

Os manifestantes acusaram à polícia de omissão nos casos de violência sexual e os tribunais de não condenarem os estupradores.

Desde o caso da jovem em dezembro, a Índia vive em um estado de paranoia devido às contínuas acusações de violência sexual que aparecem na imprensa local e internacional. Essas denúncias afetaram o turismo na Índia, segundo dados oficiais e das agências de turismo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições