MENU

Mundo

Agência da ONU pede pressão internacional conjunta contra Irã

Agência da ONU pede pressão internacional conjunta contra Irã

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

O chefe da agência fiscalizadora de energia nuclear da ONU (Organização das Nações Unidas) fez um apelo pela pressão internacional conjunta sobre o Irã, que ainda se recusa a esclarecer dúvidas sobre seu programa nuclear e cooperar integralmente com as inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA).

O chefe da IAEA, Yukiya Amano, disse que a agência não conseguiu eliminar a possibilidade de que o desenvolvimento nuclear do Irã tenha finalidades militares, como teme o Ocidente.

Não ficou claro se Amano estava se referindo a medidas diplomáticas, sanções ou ambas, mas seu apelo é feito no momento em que as principais potências estão discutindo a possibilidade de uma quarta rodada de sanções sobre a república islâmica por sua recusa em interromper o enriquecimento de urânio e cooperar com a IAEA.

''Sem uma mudança em política por parte do Irã, não podemos realizar nosso trabalho de forma eficaz. Um mudança em política é necessária'', disse ele em entrevista ao jornal McClatchy.

''A IAEA não foi criada para mudar a política dos estados membros. Nessa questão, influência e persuasão por países interessados são necessárias. Existe um papel a ser assumido pelas Nações Unidas.''

Uma sinergia de esforços por parte do IAEA, as Nações Unidas e os países interessados é necessária, disse Amano.

Em uma entrevista separada ao Washington Post, Amano disse que o Irã deve responder às perguntas da IAEA sobre a inteligência Ocidental indicando que o país poderia estar desenvolvendo um míssil nuclear. O Irã diz que seu desenvolvimento atômico tem somente objetivos pacíficos.

''Se as preocupações forem eliminadas, isso seria muito bom. Senão, teremos que pedir medidas para corrigir a situação'', afirmou ainda Amano.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições