MENU

Ahmadinejad pedem a potências que 'rasguem' sanções contra Irã nuclear

Ahmadinejad pedem a potências que 'rasguem' sanções contra Irã nuclear

Atualizado: Terça-feira, 7 Dezembro de 2010 as 10:51

O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, pediu nesta terça-feira (7) que sejam levantadas todas as sanções internacionais ao país para o sucesso das negociações da questão nuclear iraniana.

Ahmadinejad pediu que as sanções sejam "rasgadas".

"Se vocês anularem todas as coisas feias e as decisões erradas que tomaram, se levantarem as resoluções, as sanções, assim como as restrições que nos impuseram", disse Ahmadinejad. "Então as conversações serão produtivas".

A declaração foi feita em discurso no centro do país, no mesmo dia em que o Irã e o Grupo 5+1 retomaram a reunião iniciada no dia anterior sobre o programa nuclear iraniano.

As discussões entre a chefe da diplomacia europeia, a britânica Catherine Ashton, que cumpriu um papel de mediadora, o negociador do Irã, Said Jalili, e os chefes das delegações do Grupo dos 5+1 foram retomadas depois de terem sido interrompidas durante 14 meses.

O Grupo dos 5+1 é integrado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia e China - e a Alemanha.

Nova reunião foi marcada para o final de janeiro, em Istambul, na Turquia, segundo fontes dos dois lados.    

veja também