MENU

Mundo

Aiatolá Khamenei teria câncer, diz documento americano vazado

Aiatolá Khamenei teria câncer, diz documento americano vazado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

Comunicações diplomáticas dos EUA divulgadas pelo site WikiLeaks e citadas nesta segunda-feira (29) pelo jornal francês "Le Monde" indicam que o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, sofre de câncer em estágio terminal.

De acordo com a comunicação datada de agosto de 2009, um empresário da Ásia Central, que não é iraniano mas viaja com frequência a Teerã, 'soube por um dos seus contatos que (o ex-presidente iraniano Ali Akbar) Rafsanjani lhe contou que o líder supremo Ali Khamenei tem leucemia em estágio terminal e pode morrer em poucos meses'.   Segundo essa comunicação, escrita por um diplomata dos EUA a seus superiores, Rafsanjani, identificado com o movimento reformista iraniano, estaria se preparando para tentar suceder Khamenei no cargo mais importante do Irã.

O documento citado no "Le Monde" está entre as milhares de comunicações diplomáticas divulgadas pelo site WikiLeaks. De acordo com o jornal francês, essas comunicações mostram que os EUA possuem uma rede de informantes no Oriente Médio para relatar o que acontece no Irã.

EUA e Irã romperam relações diplomáticas há 30 anos, e atualmente o governo norte-americano lidera o movimento internacional de sanções contra o programa nuclear iraniano, que o país garante ser pacífico.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições