MENU

Mundo

Aiatolá rejeita qualquer acordo nuclear do Irã com Ocidente

Aiatolá rejeita qualquer acordo nuclear do Irã com Ocidente

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O sermão oficial do aiatolá Ahmad Khatami nesta sexta-feira (6) rejeitou qualquer tipo de acordo com o Ocidente sobre o controvertido programa nuclear iraniano e exigiu que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) forneça de combustível atômico ao Irã de maneira incondicional.

''Ninguém assinará um acordo sobre nossos direitos nacionais na questão nuclear. E ninguém nos obrigará a renunciar a eles. Se os ocidentais querem brincar conosco e se negam a nos dar o combustível que precisamos para o reator de Teerã, os cientistas iranianos darão um passo adiante e o produzirão''.

Estados Unidos, Rússia e França propuseram a Teerã em meados de outubro um pacto para processar seu urânio no exterior e recuperá-lo depois já enriquecido em 20%, condição que precisa para o citado reator.

No entanto, o regime iraniano evitou até o momento responder de forma oficial e se limitou a indicar que deseja a formação de um comitê técnico e a convocação de uma nova reunião para esclarecer o que considera dúvidas técnicas e econômicas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições